Três meses e meio depois de um épico duelo pela semifinal da Conmebol Libertadores da temporada passada, Santos e Boca Juniors voltam a se enfrentar nesta terça-feira (27), novamente pelo torneio mais importante do futebol sul-americano. Mas as circunstâncias, ainda mais para o Peixe, são bastante distintas.
Terça, 27 de abril de 2021
Será uma SuperTerça de Conmebol Libertadores nos canais Disney e no ESPN.com.br, com direito a jogos de Flamengo, Santos e Palmeiras AO VIVO! O time rubro-negro encara o Unión La Calera-CHI, e a transmissão exclusiva no FOX Sports começa às 19h (todos os horário aqui são de Brasília); na sequência, 21h15 e ainda no FOX Sports, tudo de Boca Juniors-ARG x Santos; no mesmo horário, 21h15, é hora de Palmeiras x Independiente Del Valle-EQU, na ESPN Brasil e no ESPN App. Todas as partidas terão cobertura em tempo real do ESPN.com.br, com VÍDEOS de lances e gols. E o pós-jogo é no Linha de Passe, 23h25, na ESPN Brasil e no ESPN App.
Daquele time santista que eliminou o “bicho-papão” da Argentina, com uma contundente vitória por 3 a 0 na Vila Belmiro depois de um empate sem gols na Bombonera, muita coisa mudou – para os dois lados, só que mais para os brasileiros.
Diego Pituca, autor do primeiro gol da vitória santista na época, foi para o Kashima Antlers, do Japão, e deixou a equipe logo após o vice-campeonato da América. O mesmo aconteceu com Lucas Veríssimo, que trocou o Peixe pelo Benfica, de Portugal.
Outra baixa importante, e recente, foi Soteldo. O atacante venezuelo foi vendido para o Toronto FC, da Major League Soccer, que o anunciou oficialmente na segunda-feira (26).
Kaio Jorge, que durante a temporada de 2020 era titular absoluto, perdeu espaço no time após uma grave lesão muscular na coxa, ainda no fim da última temporada. O atacante só disputou cinco jogos na atual e não fez nenhum gol.
A última mudança, e a mais repentina delas, foi na comissão técnica. Cuca, técnico naquela semifinal, deu lugar a Ariel Holan, que nem estará no banco contra o Boca Juniors. Após dois meses de trabalho, o argentino pediu demissão. Assim, jogou a responsabilidade para o interino Marcelo Fernandes.
As últimas semanas foram conturbadas na Baixada Santista, com muros da Vila Belmiro pichados, protestos de parte da torcida e até rojões no apartamento de Holan, o que também contribuiu ainda mais para a saída antecipada do argentino.
O retrospecto do Santos também é de preocupar. Dos últimos nove jogos, o Peixe venceu apenas dois: contra o San Lorenzo, na Argentina, pela terceira fase da Libertadores, e contra a Inter de Limeira, pela sexta rodada do Campeonato Paulista.
A equipe alvinegra vem de três derrotas seguidas na bagagem: Barcelona de Guayaquil, Corinthians e Novorizontino. Um novo revés pode complicar, e muito, os planos de classificação às oitavas de final.
Uma notícia boa é que o retrospecto com o time argentino é favorável ao Peixe. Em seis jogos disputados, foram três vitórias do Santos contra duas do Boca e um empate.
Do outro lado…
O Boca, ainda sob direção de Miguel Ángel Russo, não perde desde 11 de abril, quando foi derrotado pelo Unión de Santa Fe, pelo Argentino.
De lá para cá, foram três vitórias seguidas: Atlético Tucumán e Huracán, pela Copa da Liga Argentina, e The Strongest, na estreia da fase de grupos da Libertadores.
Prováveis escalações:
Boca Juniors: Rossi; Nicolás Capaldo, Lisandro López, Carlos Izquierdoz e Emmanuel Mas; Cristian Medina, Alan Varela, Agustín Almendra e Sebastián Villa; Carlos Tevez e Franco Soldano.
Santos: João Paulo, Pará, Kaiky, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Balieiro e Pirani (Kaio Jorge); Marinho, Braga (Ângelo) e Marcos Leonardo. Informações do site ESPN Brasil.