Encontro entre pesquisadores dos dois países acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, ao vivo pela internet
Sábado, 12 de março de 2022
Especialistas vão abordar diferentes aspectos da literatura brasileira e portuguesa no 5º Colóquio Internacional Interlocuções Literárias Brasil/Portugal, evento gratuito que acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, com transmissão via internet. A organização do encontro é dos professores Vagner Camilo, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Maria Aparecida Ribeiro, da Universidade de Coimbra, e Vania Chaves, da Universidade de Lisboa.
A abertura do colóquio será às 11 horas (horário de Brasília) do dia 14, segunda-feira. Nesse horário, o professor Carlos Reis, da Universidade de Coimbra, fará a conferência Fazer Boa Figura: a Personagem Queirosiana de Corpo Inteiro. Em seguida, acontecem duas mesas de discussão, em que serão abordados temas ligados às obras de autores como o brasileiro Casimiro de Abreu e o português Almeida Garret e questões ligadas à identidade nacional de Brasil e Portugal. Ana Paula Arnaut, de Coimbra, Angela Beatriz de Carvalho Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Francisco Topa, da Universidade do Porto, e Manuel Ferro, de Coimbra, participam desse ciclo de debates.
No dia 15, terça-feira, também a partir das 11 horas, haverá três mesas. Na primeira delas, as professoras Ida Alves, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e Clara Rowland, da Universidade Nova de Lisboa, falarão sobre a recepção e influência de Graciliano Ramos e Carlos Drummond de Andrade na obra do escritor português Carlos de Oliveira. Na segunda mesa, a professora Simone Rossinetti Rufinoni, da USP, abordará a poesia do português Guerra Junqueiro e do brasileiro Cruz e Sousa, e Vagner Camilo explorará o tema Lins do Rego, Leitor de Eça de Queirós. Poesia e censura estão entre os temas a serem tratados na terceira mesa pelas professoras Sheila Hue, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Vania Pinheiro Chaves, da Universidade de Lisboa.
Finalmente, no dia 16, estão previstas mais uma mesa e a conferência de encerramento. A partir das 11 horas, sempre no horário de Brasília, a professora Maria Aparecida Ribeiro, da Universidade de Coimbra, fará análises da poesia do português Alberto de Serpa e do brasileiro Ribeiro Couto, e a professora Mirhiane Mendes de Abreu, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), investigará a correspondência entre o escritor modernista brasileiro Mário de Andrade e o escritor português Casais Monteiro. Já a conferência de encerramento será proferida pelo professor, crítico literário e ensaísta português Fernando Martinho, da Universidade de Lisboa. Ele falará sobre Jorge de Sena e Manuel Bandeira.
O 5º Colóquio Internacional Interlocuções Literárias Brasil/Portugal acontece nos dias 14, 15 e 16 de março, sempre a partir das 11 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo através deste link. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações e a programação completa do colóquio estão disponíveis neste site.
Fonte: Jornal USP