Livro de Ricardo Ishmael atinge marca de 10 mil exemplares vendidos e jornalista ganha homenagem

cultura

Primeiro livro infantojuvenil de Ricardo Ishmael, “A Princesa do Olhinho Preguiçoso” alcançou, nesta sexta-feira (15), a marca de 10 mil exemplares vendidos. Editada e publicada pela Mojubá Editora, a obra figura entre as cinco mais vendidas da Bahia desde que foi lançada há três anos, e foi adotada, inclusive, por escolas públicas e particulares de várias partes do país.

JHGY5bt.md.jpg

Para celebrar o feito, colegas de trabalho da Rede Bahia de Televisão surpreenderam Ricardo Ishmael com um bolo temático nesta manhã. Logo após a apresentação do Jornal da Manhã, o jornalista foi levado para uma das salas de reunião da empresa, onde recebeu as felicitações. 

Nas redes sociais, o escritor agradeceu aos colegas, ao público e à Mojubá Editora: “Felicidade é saber que a história de Lalá segue despertando o interesse das crianças de todo o Brasil, e promovendo nas escolas e em casa o debate sobre o enfrentamento ao bullying e ao racismo”, escreveu Ishmael no seu perfil no Instagram.

Sobre o livro

“A Princesa do Olhinho Preguiçoso” conta a história de Lalá, uma menina negra que é vítima de bullying na escolinha onde estuda. Ela tem o que os médicos chamam de ambliopia, popularmente conhecida como “olhinho preguiçoso”, condição em que a visão se desenvolvimento com lentidão.

O tratamento, com uso de tampão, faz com que a personagem do livro seja atacada com piadas e brincadeiras maldosas. O livro propõe estratégias para enfrentar o problema a partir de uma maior integração entre família, escola e sociedade.
JHGYYzX.md.png
O ranqueamento dos livros mais vendidos na Bahia e no Brasil é feito através de um cruzamento de dados de diferentes órgãos e empresas: livrarias físicas e virtuais, plataformas especializadas no mercado do livro, sites, newsletters, podcasts, canais como YouTube e postagens em redes sociais.

A marca dos 10 mil exemplares é resultado do somatório das três versões do livro (português, inglês e espanhol) impressas desde 2020: “A Princesa do Olhinho Preguiçoso”, “The Princess with a Little Lazy Eye” e “La Princesa y su Ojito Vago”. 

Além desses títulos, o autor tem, também publicados pela Mojubá Editora, outros dois livros infantojuvenis: “O Menino de Asas Invisíveis” (2021) e “Deu a Louca na Bicharada” (2022). Em outubro, Ishmael lançará mais um livro voltado para esse público, “O Pequeno Príncipe das Águas e a Terrível Baleia Branca”. Todos os títulos, com envios para todo o Brasil, podem ser encontrados no site e no Instagram da editora.

* Por Gabriela Cruz

Fonte: Alô alô Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *