Macarrão com molho de couve-flor gratinado

gastronomia

Esta receita é a união de dois clássicos num só preparo. O primeiro, o tradicional mac’n’cheese, o macarrão de forno americano. O segundo, a couve-flor gratinada, que aqui é batida no liquidificador para virar um molho bem cremoso e encorpado. Não dá para perder!


INGREDIENTES
  • ½ couve-flor grande (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho-limão
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
MODO DE PREPARO
  1. Retire as folhas e corte a couve-flor em fatias de 2 cm (com o talo) no sentido do comprimento — nesta receita, vamos usar os talos e os floretes. Não se preocupe em fazer cortes perfeitos; a couve-flor será cozida e depois batida no liquidificador. Transfira os pedaços para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes.
  2. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas.
  3. Numa panela grande, coloque a couve-flor, a cebola e o alho. Cubra com o leite, junte o louro, o tomilho e tempere com 1 colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo médio com a tampa entreaberta por cerca de 10 minutos, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia — espete com um garfo para verificar.
  4. Com uma pinça, retire o louro e o tomilho e transfira a couve-flor com o leite para o liquidificador. Bata até formar um molho liso e cremoso. Prove e ajuste o sal. Reserve.
  5. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).
  6. Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto (pode usar a mesma panela de cozimento da couve-flor!). Quando ferver, misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 5 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve estar ainda cru no centro; ele vai assar e terminar de cozinhar com o molho no forno. Enquanto isso, prepare a farofinha da cobertura.
  7. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Volte o macarrão para a panela (sem água) e acrescente o molho de couve-flor. Misture delicadamente, adicionando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Cerca de ½ xícara, pelo menos, será necessário — lembre-se de que o molho engrossa um pouco mais no forno; se já estiver cremoso, o macarrão poderá ficar ressecado. Misture o queijo ralado e transfira para o refratário.
  8. Cubra com a farofinha e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos. Sirva a seguir com tomatinhos grelhados, folhas de radicchio, nozes e salsinha.

PARA A FAROFINHA

INGREDIENTES
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca caseira grossa
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado grosso
  • ⅓ de xícara (chá) de nozes picadas grosseiramente
  • raspas de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de azeite
MODO DE PREPARO
  1. Misture todos os ingredientes numa tigela e reserve.
SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite o forno e adiante o preparo de uma próxima refeição. O papilote de peixe é uma ótima opção para esse tipo de planejamento. Como o peixe é assado em uma trouxinha de papel-alumínio, o aroma das duas receitas não se mistura. Atenção ao tempo de forno: já que o macarrão é assado a 200 °C, o peixe fica pronto em apenas 8 minutos. Veja aqui a receita.

Fonte: Panelinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *