Maju Coutinho vira ‘Deusa do Ébano’ para celebrar 50 anos do Ilê Aiyê em matéria para o Fantástico

cultura

O domingo (11) de Carnaval será especial também para quem estiver em casa, longe dos agitos carnavalescos, mas com o coração pulsando com as batidas do Ilê Aiyê. O bloco afro, que completa 50 anos de história, será tema de matéria especial gravada em Salvador por Maju Coutinho, para o “Fantástico”.

A jornalista, inclusive, ganhou figurino especial das “Deusas do Ébano” para falar sobre o cinquentenário do “mais belo dos belos”. Ela foi vestida por Dona Dete, uma das fundadoras do Ilê, no qual, dentre várias atribuições, tem a de figurinista como principal.

Maju desfilou pelo bairro da Liberdade, na capital baiana, com quatro metros de tecido sem qualquer costura, tudo preso delicadamente com alfinetes.

Carnaval 2024

A matéria vai ao ar na Rede Globo um dia depois da estreia do Ilê Aiyê na folia em 2024. Antes disso, o bloco participa do encontro especial, na quinta-feira (8), na Praça Castro Alves, antes de seguir com seus desfiles no Circuito Osmar (Campo Grande), nos dias 12 e 13 de fevereiro.

No dia 14, na Quarta de Cinzas, o Ilê também marca presença no tradicional Arrastão, com Carlinhos Brown, Olodum e Apaches do Tororó. Neste ano, o tema da festa carnavalesca do bloco será “Vovô e Popó, com o Axé de Mãe Hilda Jitolu, a Invenção do Bloco Afro – Ah, se não Fosse o Ilê Ayiê”, uma homenagem aos seus fundadores.

* Por José Mion, com informações de Ancelmo Gois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *