O Brasil abriu a disputa do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio com o pé direito. Com a goleada por 5 a 0 diante da China conquistada nesta quarta-feira (21), em Miyagi, a equipe de Pia Sundhage mostrou a razão pela qual desembarcou no Japão como uma das favoritas à medalha de ouro.
Quarta, 21 de Julho de 2021
Um dos destaques da partida, Marta colocou mais uma vez seu nome na história dos Jogos Olímpicos. Com os dois gols marcados diante das chinesas, a camisa 10 do Brasil se tornou a primeira jogada a fazer gol em cinco edições de Olimpíadas, e chegou a 12 bolas na rede em jogos desta competição, ficando atrás apenas de Cristiane, que tem 14, mas ficou de fora da lista de convocadas.
A meia-atacante poderia ter encurtado ainda mais distância para a ex-companheira, mas fez um gesto de demonstrou a união do grupo. Mesmo sendo a cobradora oficial de pênaltis, ela cedeu a batida a Andressa Alves, em uma penalidade que foi sofrida pela atacante da Roma.
Convocada inicialmente como uma das suplentes do time brasileiro, a jogadora pôde integrar a delegação após decisão da Fifa, que liberou a inscrição de 22 atletas excepcionalmente na edição atual dos Jogos Olímpicos.
“Agora a gente pode contar com ela (Andressa) e com todas as outras meninas que estavam de suplente. Aqui não tem vaidade, tem uma equipe que vai trabalhar todas juntas”, disse Marta em entrevista à TV Globo, que ainda brincou com a companheira. “Fiquei feliz que ela fez o gol, se ela tivesse perdido (o pênalti) eu ia ficar brava”.
A capitã da seleção brasileira ainda explicou a comemoração com um T ao marcar seus gols em Miyagi. Segundo Marta, foi uma homenagem à zagueira americana Toni Deion, noiva da camisa 10 do Brasil.
“O ‘T’ foi para a Toni, tentei fazer no primeiro gol mas a galera me abraçou, depois fiz no segundo. Começamos com o pé direito, vamos que vamos, é só o começo”.
Com a vitória na estreia, o Brasil lidera do grupo F da Olimpíada, com 3 pontos e saldo +5. Após a partida desta quarta-feira, a seleção brasileira volta a campo no sábado (24), às 7h (de Brasília) quando enfrentará a Holanda pela segunda rodada.
Fonte: ESPN Brasil