MEC celebra 15 anos dos Institutos Federais

educação

Evento no Museu da República, em Brasília (DF), contará com exibição de documentário, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios

Ministério da Educação (MEC) comemora os 15 anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados pela Lei n. 11.892/2008, a qual foi sancionada no dia 29 de dezembro daquele ano pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para celebrar a data, o Ministério realiza uma cerimônia nesta segunda-feira, 4 de dezembro, às 11h (horário de Brasília), no Auditório do Museu Nacional da República. No evento, haverá a exibição do documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, a abertura da exposição fotográfica de mesmo nome e o lançamento do selo postal personalizado dos Correios. 

Os Institutos Federais, presentes em todas as unidades da Federação, são instituições de excelência, novas e inovadoras. Oferecem, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, uma formação humana integral a seus estudantes. Os cursos — de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação — alcançam mais de 1 milhão de jovens e adultos. Atualmente os Institutos Federais contam com 600 campi em todas as regiões brasileiras. 



A história das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica começou em 1909, com a criação de 19 escolas de Aprendizes e Artífices. Ao longo do tempo, essa rede evoluiu e se transformou. Em 29 de dezembro de 2008, o então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei n. 11.892 — permitindo a criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os IFs. 

Projeto multimídia – Para celebrar esse marco na educação pública brasileira, o MEC, mediante a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), desenvolveu o projeto multimídia “Institutos Federais, a cara do Brasil”. Foram selecionados 15 personagens, das cinco regiões do País, entre professores, técnicos, estudantes e egressos, para narrarem suas trajetórias nos IFs.  

A fim de contar essas histórias, o MEC percorreu o Brasil, realizando entrevistas, ensaios fotográficos e captação de vídeo com os 15 personagens. Suas trajetórias, ainda que únicas, dialogam com o papel dos Institutos Federais, não só por sua riqueza, diversidade e pluralidade, mas também por serem agentes de transformação social, fazendo a diferença nas comunidades. As fotos e o documentário retratam e contam a história e atuação dessas pessoas no cotidiano escolar e o papel transformador dos IFs na vida das comunidades em que estão inseridos. 

Personagens 

  • Isabel Motta, assistente de alunos;  
  • Flávia Twardowski, professora de Bioquímica;  
  • Huli Zang, tecnólogo em Processos Gerenciais;  
  • Natanael Pereira, professor de Manutenção Aeronáutica;  
  • Elane Neves, assistente social;  
  • Fernanda Palmeira, professora de Educação Física; 
  • Bruna Fontes, estudante do curso técnico em Agropecuária;  
  • Eduardo Fernandes, técnico em Cozinha e em Gastronomia;  
  • Terena Mario Ney, professor de Administração;  
  • Thaís Moreira, estudante do curso técnico de Produção de Áudio e Vídeo (Proeja);  
  • Arielson Dias, técnico em Meio Ambiente e estudante de Geografia;  
  • Domingos Sávio Morais, técnico-administrativo em Educação;  
  • Paula Oliveira, administradora;  
  • Nonato Castro, professor de História;  
  • Marlise Paz, assistente de alunos. 

Serviço  

Cerimônia de Comemoração dos 15 anos dos Institutos Federais 
Data: 4 de dezembro de 2023 (segunda-feira) 
Horário: às 11h (horário de Brasília) 
Local: Auditório do Museu Nacional da República 
Endereço: Esplanada dos Ministérios, Setor Cultural Sul, Lote 2, Brasília (DF) 
Transmissão ao vivo: Canal do MEC no YouTube e Canal Educação 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *