Alta demanda por médicos e pacientes, além da evolução da regulação dos produtos pela Anvisa foram principais fatores para o aquecimento do setor
O mercado de cannabis para uso medicinal no Brasil registrou crescimento recorde em 2023, conforme dados inéditos da Associação Brasileira da Indústria Canabinoide (BRcann).
De acordo com o levantamento divulgado pela coluna de Lauro Jardim, no O Globo, a venda de cannabis medicinal subiu 140% entre janeiro e novembro deste ano, comparado ao mesmo período de 2022. Neste intervalo de tempo, o comércio passou de 127,4 mil unidades para 316,1 mil.
O sucesso de vendas surpreendeu até os analistas, que previam um incremento de 120%. Segundo a BRcann, expectativa foi superada devido à alta demanda por tratamentos do tipo, tanto por parte dos médicos, quanto dos pacientes.
Outro fator importante para o aquecimento do setor foi a evolução da regulação da cannabis medicinal pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atualmente já autorizou a comercialização de 34 produtos.
O impacto financeiro foi de R$ 127,4 milhões faturados até novembro de 2023, o que representa um aumento de 123% comparado a 2022.
Fonte: O Presente Rural