Esse é do tipo que agrada todo mundo: tem os sabores natalinos, mas não é aquele exagero agridoce. É encorpado, mas sem chegar ao ponto de ficar pesado. Vai bem com assados e também funciona com grelhados. Tem um caldo de assadeira para dar sabor? Perfeito. Não tem? Sem problemas, dá para preparar esse molho do zero, fica uma delícia também.
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de caldo de laranja-baía coado
- ⅓ de xícara (chá) de vinho branco
- ¾ de xícara (chá) de água
- 1 cebola
- 1 tira de casca de laranja
- 1 folha de louro
- 2 cravos-da-índia
- 1 colher (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de açúcar
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- ¼ de xícara (chá) do caldo formado na assadeira (opcional)
MODO DE PREPARO
- Antes de extrair o caldo, com o descascador de legumes, retire uma tira longa da casca de uma laranja.
- Descasque e corte a cebola em meia-luas de 0,5 cm. Dobre a tira da casca sobre ela mesma e prenda a folha de louro espetando com os cravos – assim fica mais fácil retirar os cravos antes de bater o molho no liquidificador.
- Leve uma panela média para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e mexa de vez em quando até a cebola começar a dourar e formar um fundo queimadinho na panela, por cerca de 5 minutos. Não mexa demais a cebola, queremos que ela forme uma crostinha dourada no fundo da panela, para dar sabor ao molho.
- Regue a cebola com o vinho, a água e por último o caldo de laranja – se ele for o primeiro a entrar na panela pode queimar e ficar amargo. Mexa bem com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo.
- Adicione a casca de laranja cravejada com o louro e tempere com o sal e o açúcar. Caso esteja aproveitando o caldinho da assadeira de outro preparo (por exemplo, do frango assado), descarte o excesso de gordura com uma colher e junte o caldo aos ingredientes da panela neste momento.
- Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 5 minutos.
- Desligue o fogo e, com uma pinça, pesque e descarte a casca de laranja cravejada com o louro. Transfira o caldo com as cebolas para o liquidificador e bata até ficar liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
- Sobre a panela (nem precisa lavar), passe o caldo batido por uma peneira, apertando bem com uma colher para extrair todo o líquido. Numa tigela pequena, dissolva o amido de milho em 2 colheres (chá) de água e junte ao caldo coado.
- Volte a panela ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até engrossar – para verificar o ponto, cubra as costas de uma colher com o molho e passe o dedo indicador formando uma linha, o molho não deve escorrer. Atenção: caso esteja aproveitando o caldinho da assadeira, o molho pode levar mais alguns minutos para atingir o ponto.
- Transfira para uma molheira e sirva com o assado de sua preferência ou armazene na geladeira por até 3 dias (basta aquecer na panela ou micro-ondas na hora de servir).
VERSÃO SEM VINHO
Para fazer o molho de laranja sem utilizar vinho, basta substituir o volume do vinho por água e manter o passo a passo da receita. O sabor de laranja fica um pouco mais intenso, mas continua uma delícia.
Fonte: Panelinha