Divulgação/TSE

Moraes e Defesa se reúnem; TSE fala em “êxito dos testes das urnas”

Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, se reuniram nesta quarta-feira (31/8) para tratar sobre as eleições.

Após duas horas de discussões sobre o processo de apuração de votos e a segurança do sistema eleitoral, foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os Boletins de Urna (BUs) pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.

Além disso, foram apresentados diversos quesitos técnicos do processo e, de acordo com o TSE, “ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela USP, Unicamp e UFPE e a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados”.

A Corte Eleitoral ainda ressaltou junto ao ministro da Defesa e aos técnicos das Forças Armadas a importância da manutenção da realização do Teste de Integridade, que ocorre desde 2002 como mecanismo de auditoria.

As áreas técnicas ainda entraram em acordo sobre a a apresentação conjunta de um projeto piloto complementar, no qual será usada a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral.

Fonte: Metrópoles