Por Thais Ferreira – Domingo, 14 de março de 2021
Oi! Hoje eu vou falar sobre reaproveitamento, dito de outro modo, sobre olhar a comida de uma outra forma. Durante três dias, o almoço aqui de casa foi composto de lentilhas com tofu não transgênico e arroz indiano que foi feito pelo nosso amigo @vitor__rego. Já tava meio cansada da comida e pensei na Mujaddara ou Mjadra, uma comida de origem iraquiana que é consumida por diversos países do Oriente médio.
A Mujaddara é basicamente preparada com arroz basmati, lentilha e especiarias. Essa receita, geralmente, é servida com cebola crispy ou caramelizada e coalhada seca. Olhei para o que eu tinha, peguei minha referência e fiz meu almoço.
Processei o arroz e a lentilha, adicionei um ovo, mix de farinha sem glúten até formar uma massa boa de trabalhar (que não gruda tanto nas mãos), fiz um recheio cremoso a base de ricota e iogurte natural. Fiz as bolinhas e coloquei na airfryer. Enquanto isso fui fazer minhas cebolas caramelizadas para compor meu prato. Não tinha hortelã, finalizei com folhas de coentro.
E é assim que surge um prato. É isso que, na cozinha, chamamos de processo criativo; usar as técnicas e o seus repertório ao seu favor. Não preciso dizer que o nosso almoço ficou maravilhoso, né?