A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), do Governo do Estado da Bahia, vai repassar cerca de R$ 2,6 milhões para os 52 municípios que estão em situação de emergência e foram atingidos pelas fortes chuvas que caem em algumas regiões do estado. O benefício será exclusivo para famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos trabalhando para que esse recurso chegue rapidamente aos municípios, por entendermos a urgência e necessidade das pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas”, explicou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, também destacou que a prioridade é assegurar o acolhimento imediato das famílias em condições dignas e de segurança.
O recurso deve ser utilizado para provimento dos Benefícios Eventuais, que são: aquisição de cestas básicas; pagamento de aluguel social por até seis meses; aquisição de documentação civil, botijão de gás, colchões e enxoval de bebê. O repasse também visa garantir a oferta de alojamento provisório e pagamentos de despesas vinculadas a ele, por exemplo, na aquisição de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e higiene, roupas de cama e banho para uso no alojamento, dentre outros.
Desde o final de novembro, temporais causam transtornos a moradores de cidades baianas. Na última segunda-feira (5), um idoso de 71 anos foi levado pela correnteza enquanto tentava atravessar um riacho em Itapicuru, no norte do estado. Em Chorrochó, na mesma região, o corpo de um homem de 42 anos, que estava desaparecido por conta das chuvas, foi encontrado por pescadores. Ao todo, mais de 78 mil pessoas foram afetadas pelo mau tempo, que também deixou um saldo de 13.800 desalojados e 546 desabrigados.
Fonte: Metro 1