Sabe aquele medo de não conseguir modelar o nhoque direito ou de errar o ponto do cozimento? Esquece! Esta versão com massa de banana-da-terra assada é mais fácil de preparar e vai direto para a frigideira, onde ganha um tostado irresistível. Seu sabor final, levemente adocicado, faz par perfeito com o ardidinho do agrião.
PARA O NHOQUE
INGREDIENTES
- 3 bananas-da-terra
- ¾ de xícara (chá) de amido de milho
- ½ xícara (chá) de água
- ⅔ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- lascas de queijo meia-cura a gosto para servir
- castanha-de-caju picada a gosto para servir
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Coloque as bananas (com a casca mesmo) numa assadeira, uma ao lado da outra, e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até que a casca fique bem escura e o interior macio — espete a pontinha de uma faca para verificar o ponto. O tempo pode variar de acordo com o estágio de maturação da banana. Retire do forno e reserve.
- Assim que as bananas amornarem (para poder manusear), corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e transfira a polpa com uma colher para uma panela média. Bata com o mixer até formar um creme liso (se preferir, amasse bem as bananas com um garfo).
- Numa tigela, misture o amido de milho com a água para dissolver. Junte ao creme de banana, tempere com o sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo com uma espátula, até formar uma massa que se solte do fundo da panela. Adicione o queijo e misture bem.
- Transfira a massa de nhoque para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos, para atingir o ponto de enrolar. Enquanto isso, prepare o pesto de agrião.
- Para modelar os nhoques: retire uma porção da massa e aperte com as mãos para ficar mais maleável e uniforme. Coloque a massa na bancada e modele um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro. Com a espátula de padeiro (ou faca) corte o rolinho a cada 2 cm, na diagonal, para formar os nhoques. Repita o processo com toda a massa.
- Leve uma frigideira grande, de preferência antiaderente, ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque ⅓ dos nhoques. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado e transfira para um prato. Repita a operação com o restante, regando a frigideira com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva.
- Sirva os nhoques com o pesto de agrião, castanha-de-caju picada e lascas de queijo meia-cura.
PARA O PESTO DE AGRIÃO
INGREDIENTES
- 1 maço de agrião
- ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- ¾ de xícara (chá) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- 1 cubo de gelo
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
- Destaque as folhas dos talos mais grossos do agrião — os talos mais finos podem ser batidos junto com as folhas, já os talos mais grossos podem ser reaproveitados em outras receitas. Coloque as folhas e os talos mais finos numa tigela e lave com água corrente. Transfira o agrião para uma centrífuga de saladas e seque bem.
- No liquidificador, ponha as folhas e os talos de agrião, junte as castanhas, o azeite, o caldo de limão e o gelo. Tempere com o sal e bata bem até ficar liso — comece no modo pulsar para triturar os talos; se necessário, pare de bater e raspe a lateral do copo para incorporar todos os ingredientes. Transfira para uma molheira e reserve.
Fonte: Panelinha