Nhoque de batata-doce com espinafre e molho de gorgonzola

gastronomia

Este nhoque de batata-doce é uma ótima maneira de variar a alimentação e experimentar sabores diferentes. Dourado na frigideira, ele é acompanhado de espinafre refogado e de uma versão mais leve do molho bechamel, feito com queijo gorgonzola. Para finalizar, a noz-pecã traz doçura e o croc croc que faltava ao prato.

INGREDIENTES

  • 1 kg de batata-doce (cerca de 5 unidades)
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • azeite a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • óleo para untar a travessa

MODO DE PREPARO

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos até que fiquem macias — espete com um garfo para verificar o ponto. Enquanto a batata cozinha, aproveite para higienizar o espinafre e preparar o molho de gorgonzola.
  2. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata-doce amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 1 colher (sopa) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo — isso evita que, ao incluir as gemas, elas cozinhem com o calor das batatas. Misture bem com as mãos.
  4. Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos até dar ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na pele, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver farinha na hora de modelar. 
  5. Leve uma panela grande com 3,5 litros de água ao fogo alto. Unte uma assadeira grande com óleo e reserve. Assim que a água ferver, adicione 1 colher (sopa) de sal.
  6. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques por vez na água fervente ou quantos nhoques couberem na panela. Deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Repita o processo com o restante dos nhoques. Na última leva, atenção: não despreze a água do cozimento, reserve 2 xícaras (chá) de água do cozimento para preparar o molho.
  7. Leve uma frigideira antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e coloque quantos nhoques couberem, sem amontoar. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva. Sirva os nhoques com o espinafre e o molho de gorgonzola.

PARA O ESPINAFRE E O MOLHO DE GORGONZOLA

INGREDIENTES

  • 100 g de manteiga temperatura ambiente
  • ½ xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado (cerca de 50 g)
  • 1 maço de espinafre
  • 1 dente de alho
  • 2 xícaras (chá) da água do cozimento do nhoque
  • ½ xícara (chá) de noz-pecã picada grosseiramente
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Destaque as folhas de espinafre e lave sob água corrente. Transfira para uma centrífuga de saladas e seque bem. Com a lateral da faca, amasse o dente de alho e descasque.
  2. Numa tigela, misture bem com um garfo a manteiga com o queijo gorgonzola até ficar cremoso.
  3. Volte a frigideira em que foram dourados os nhoques ao fogo médio — nem precisa lavar. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte o dente de alho e mexa por 1 minuto até perfumar. Adicione as folhas de espinafre, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos — o espinafre vai murchar e soltar água. Atenção para o tempo: se cozinhar em excesso, o espinafre tende a ficar escuro e amargo. Retire o alho e transfira o espinafre para a travessa com os nhoques.
  4. Mantenha a frigideira em fogo médio e coloque a água do cozimento do nhoque reservada. Quando ferver, desligue o fogo e junte a manteiga de gorgonzola, fazendo movimentos circulares com a frigideira para incorporar a manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta a gosto.
  5. Regue o molho nos nhoques com o espinafre. Polvilhe as nozes picadas e sirva a seguir.



CONGELE O NHOQUE

Distribua os nhoques ainda crus numa assadeira e leve ao congelador. Assim que endurecer, transfira para um saco plástico e mantenha no congelador por até 3 meses. Na hora de usar é do congelador para a panela: basta mergulhar em água fervente com sal.


ADIANTE O PREPARO

Se quiser cozinhar os nhoques e finalizar mais tarde ou no dia seguinte, mergulhe os nhoques cozidos numa tigela com água e gelo antes de transferir para a assadeira untada com óleo. Cubra com filme e mantenha na geladeira até a hora de usar. Para servir com um molho quente, mergulhe rapidamente em água fervente ou doure direto na frigideira com azeite.


SOBRAS PLANEJADAS

Aproveite para cozinhar 500 g de batata-doce a mais e ganhe tempo na cozinha! Veja aqui como a chef Viviane Wakuda preparou um mont-blanc de batata-doce.

Fonte: Panelinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *