Novo míssil nuclear: Rússia anuncia testes do “Satan II”

tecnologia

Por Rafael Arbulu,Editado por André Lucena – 06/05/2021

A Rússia está pronta para testar a eficácia do “RS-28 Sarmat”, seu míssil nuclear popularmente conhecido como “Satan II”. O projeto, em desenvolvimento há anos, foi aparentemente finalizado e está pronto para avançar para as avaliações militares práticas.

Segundo o governo russo informou para a agência de notícias TASS (ela própria, um canal oficial governamental), o míssil balístico intercontinental (ICBM) é tido como “invulnerável” e vem para substituir, bem…o “Satan” (ou “R-36M2 Voevoda”), cujo uso vinha sendo empregado desde os anos 1970.

“O primeiro lançamento do ICBM Sarmat avaliará seu desenvolvimento de voo, e testes serão executados, esperamos, no terceiro trimestre de 2021, com o alvo sendo um campo na base de testes de Kura, na região de Kamchatka”, disse um porta-voz à agência.

Segundo as definições técnicas, um míssil balístico intercontinental é uma arma de trajetória pré-determinada, que não pode ser alterada uma vez que ele for lançado. Com um alcance médio de 5,5 mil quilômetros de distância (para os modelos mais antigos, vale citar), ele costuma ser a escolha mais óbvia para carregar cargas nucleares, já que sua longa capacidade de voo o torna capaz de atravessar continentes inteiros.

Hoje, além da Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Coreia do Norte têm ICBMs em seu arsenal. A Rússia, porém, desenvolveu o Satan II com alcance de 18 mil quilômetros e capacidade de carga nuclear de 10 toneladas. Mais além, a arma supostamente tem um sistema autônomo de navegação que lhe permite a auto aceleração para evitar sistemas de detecção e, com base em seu alcance, ele pode, literalmente, “escolher” o caminho mais longo – como, por exemplo, contornar os polos Norte ou Sul para chegar aos EUA ao invés de seguir uma linha reta – a fim de evitar radares e bases de outros países. Informações do site Olhar Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *