Obra em área de praia em destino turístico baiano é interrompida após ação de moradores

cidades

Por Francis Juliano

Uma mobilização em Maraú, no Baixo Sul do Estado, conseguiu interromper as obras de uma obra erguida em uma área de praia. A ação ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (21). Um vídeo enviado ao Bahia Notícias mostra o grupo no local da obra, que tem cerca de 40 metros de frente e mais 40 m de fundos.

 
Segundo o Coletivo de Proteção ao Meio Ambiente/Maraú, a construção fica ao lado da Pousada Barrabela, no distrito de Barra. O coletivo afirma que a obra e o tapume, que encobre a mesma, ficam dentro da faixa de praia, sem nenhuma placa que informe sobre autorizações exigidas por lei. O grupo afirma ainda que a suposta proprietária do local, uma ex-secretária deTurismo da cidade, identificada como Nilza Vicente Costa Santos, não apresentou nenhuma licença técnica para a construção.
 
Ao Bahia Notícias, um dos membros do coletivo, disse que a obra já tinha sido embargada pela própria prefeitura, mas mesmo assim os trabalhos prosseguiam. “A gente achou que era só a estrutura de madeira que eles iam fazer, tipo um quiosquezinho e tal. Aí, de repente, eles botaram um tapume muito fechado e começaram a trabalhar de noite e de dia. Começou há uma, duas semanas, e subiu desse jeito, que já está nas paredes. Eles estão na pressa de botar o telhado, com essa esperança de não ter que demolir depois”, relatou um dos membros do coletivo.
 
Ele afirma que a obra também não respeita o limite de 50 metros da praia durante a maré alta. Além da Polícia Civil do município, o coletivo também acionou o Ministério Público Federal (MPF) na Bahia. 

Fonte: BN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *