Foto: Fernanda Vilas/Metropres

“Os grandes nomes da Bahia precisam de mais atenção”, reflete escritor de livro sobre Irmã Dulce

Bahia

Comentário foi feito por Valber Carvalho nesta segunda-feira (18) em entrevista à Rádio Metropole

O jornalista Valber Carvalho, escritor da obra em homenagem à Irmã Dulce, “Além da Fé” lançou na terça-feira (12) o seu novo livro, intitulado “A Última Porta – A Vida de Irmã Dulce – Parte 2”.

Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (18), Valber ponderou que a Bahia precisa valorizar mais os seus “heróis e heroínas”, ao invés de valorizar referências de fora do estado. 

“Confesso a vocês que, como um baiano nascido no dia 2 de julho, a gente deve cultuar os nossos heróis e nossas heroínas e Irmã Dulce é uma heroína da nossa cidade, estado e país […] O baiano precisa gostar de ser baiano e gostar dos baianos, vamos parar de só reconhecer aquilo que vem de fora. Os grandes nomes da Bahia precisam ser olhados com mais carinho e lhe dar mais atenção”, declarou.

Valber relatou que para a construção do livro foram necessários 10 anos de trabalho, com análise de 13 mil documentos e 600 entrevistas. Em sua análise, após tanto tempo ouvindo relatos das obras da Santa Dulce, a maior lição que ela deixou é o ensinamento de como cuidar dos outros.

“Eu a considero a maior alma que já nasceu no Brasil […] Ao longo do processo de fazer Irmã Dulce você vai descobrindo que é um oceano”, refletiu. 

Uma das curiosidades apontadas pelo escritor, foi o distanciamento de Dulce da igreja durante uma década, devido desavenças criadas pela santa escolher ajudar os necessitados, ao invés de seguir determinações da instituição.

“Para ser bom, muitas vezes é preciso ser severo para que a bondade se estabeleça. Ela muitas vezes entrou em embate com a igreja […] Irmã Dulce passou dez anos fora da igreja, numa suspensão, porque ela disse que entre o voto de obediência à igreja e o voto de obediência a cristo, ela fazia a segunda opção. A igreja manteve ela assim porque ela não cumpria horários, nem regras, mas dizia que estava atuando em prol de um propósito maior”, revelou.

Valber Carvalho está presente no Shopping Barra, das 16h às 22h, no piso L4- Leste, até o dia 24, para comercialização da obra. O livro também pode ser comprado na livraria Escariz do Shopping Barra, e na Leitura do Shopping Salvador, onde será realizado um segundo lançamento na terça-feira (19), a partir das 18h. A obra também pode ser comprada através do site.

📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp

Fonte: Metro1