Se pão de queijo puro já é bom, imagine recheado de goiabada. A goiabada vai para dentro do pão de queijo antes de ele ir para o forno. O resultado é um pão de queijo com casquinha crocante, miolo puxa-puxa e com goiabada cremosa e quentinha.
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de polvilho azedo
- 1 xícara (chá) de polvilho doce
- 1½ xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
- 3 ovos
- 1½ xícara (chá) de água
- ¼ de xícara (chá) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 200 g de goiabada cascão em peça
- óleo para untar as mãos
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe duas assadeiras médias antiaderentes (caso não sejam antiaderentes, unte com uma camada fina de óleo).
- Coloque a água e o óleo numa panela pequena (ou fervedor) e leve ao fogo médio para ferver. Enquanto isso, numa tigela grande, misture os polvilhos com o sal — atenção ao medir o polvilho: por ser um ingrediente leve, com uma colher, vá enchendo a xícara medidora com polvilho até formar um montinho, e então nivele com a faca.
- Assim que a mistura de água e óleo ferver, despeje aos poucos sobre o polvilho para escaldar, misturando bem com uma colher de pau (ou espátula firme), até incorporar todo o líquido. Espere a massa amornar. Mas espere mesmo: se ela estiver quente e você seguir a receita, vai fazer com que os ovos que serão adicionados cozinhem e o queijo ralado derreta; isso vai fazer o preparo desandar.
- Enquanto isso, corte a goiabada em 16 cubos de 2 cm.
- Assim que o polvilho escaldado amornar, adicione o queijo ralado e misture bem com as mãos — nesse momento a massa fica bem pesada; é mais fácil misturar os ingredientes com as mãos.
- Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte à massa — se algum estiver estragado, você não perde a receita. Amasse bem com as mãos a cada adição para incorporar cada ovo totalmente. A textura da massa é um pouco mais rústica, com gruminhos de polvilho, e pegajosa — não se preocupe, é assim mesmo. O importante é que todos os ingredientes estejam bem misturados, sem que a parte líquida do ovo fique separada da massa.
- Antes de modelar os pães de queijo, com uma colher, raspe toda a massa que estiver grudada nas mãos; depois, lave e seque as mãos. Para modelar os pães: coloque um pouco de óleo num pires para untar as mãos; com uma colher, retire uma porção da massa (cerca de 3 colheres [sopa]) e enrole até ficar com o tamanho de uma bola de golfe. Insira o cubo de goiabada bem no centro do pão de queijo e remodele para ficar redondinho.
- Transfira o pão de queijo modelado para a assadeira e repita o processo com o restante da massa, deixando espaço entre cada unidade — os pães crescem ao assar.
- Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até crescer e dourar. Retire do forno e sirva a seguir. Atenção: a goiabada do pão de queijo derrete e fica bem quente; cuidado para não se queimar! Espere uns minutinhos antes de morder o pão de queijo saído do forno.
Dica: você pode misturar a massa do pão de queijo na batedeira usando a raquete em velocidade baixa.
PODE CONGELAR
Coloque os pães de queijo modelados numa assadeira, bem próximo uns dos outros, e leve ao congelador. Quando estiverem bem firmes, transfira para um saco e armazene por até 3 meses — assim eles ocupam menos espaço no congelador. Na hora de assar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média) e, numa assadeira, leve os pães de queijo direto do congelador para o forno.
Fonte: Panelinha