Domingo, 6 de agosto de 2023
IX edição da Corrida da COPPA contou com mais de 1.500 atletas que celebraram os 44 anos de fundação da Companhia de Proteção Ambiental da PMBA.
O primeiro domingo de agosto começou com tudo para mais de 1.500 atletas que encararam uma corrida, às 06h30, num circuito de mata fechada, dentro de Salvador. A largada simultânea da IX Corrida da COPPA, em dois pontos diferentes do Parque Metropolitano de Pituaçu, ocorreu ao som da Banda da Polícia Militar da Bahia. O clima favorável, de sol e sem
chuva, proporcionou aos participantes uma prova de aventura com direito a paradas para selfies e contemplação da natureza.
A edição de 2023 da Corrida da COPPA celebrou os 44 anos de fundação da Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental e contou com corredores profissionais, amadores, militares, da terceira idade e PCD. Foram dois percursos: de 6,5km e 14km. A trilha com terreno irregular, além de lama, calor e a presença inesperada de animais silvestres, exigiram muita concentração e preparo físico dos competidores que viveram a experiência de participar de uma prova em meio à exuberância da Mata Atlântica e usufruíram de um evento com infraestrutura completa, dentro do Parque Metropolitano de Pituaçu, onde funciona a sede da COPPA “Apesar de estar familiarizada com o Parque de Pituaçu, onde caminho todo domingo, essa foi a minha primeira trilha de aventura dentre tantas corridas que faço. Depois da COVID minha resistência nunca mais foi a mesma mas completei o percurso no tempo esperado. Já estou querendo a próxima prova”, brinca a jornalista Selma Morais que dá dicas de viagens, trilhas e aventuras no blog Coroa de Mochila. Aos 66 anos, o também jornalista, Genildo Lawinscky – veterano de corridas de rua – alcançou uma colocação invejável nesta edição da Corrida da COPPA: fez o percurso de 6,5km em 33 minutos e ficou na posição de número 41 entre todos os inscritos “Foco! Busca pela saúde física e comprovação, a cada instante, de que vale a pena ter saúde mental”, ressaltou Lawinscky.
INFRAESTRUTURA
Com muito verde e natureza em volta, a IX Corrida da COPPA contou ainda com seis pontos de hidratação ao longo dos percursos, stands de lojas esportivas, de massagens terapêuticas, museu com peças, fardamentos e armas utilizados pela especializada, além de frutas e café para recepcionar os atletas ao cruzar a linha de chegada. A tenente da Polícia Militar, Aline Ramos, correu o menor percurso e parabenizou a organização do evento “Tudo bem organizado, sinalizado, uma prova que faz gosto participar”.
Os atletas também contaram com show de partido alto antes e pós-premiação, momento de confraternização e de colocar o papo em dia “Essa é a hora da resenha e nessa área de lazer com show foi um suporte bacana pós-prova”, pontuou o personal trainer, Bruno Gomes.
O RESULTADO
Os primeiros colocados começaram a chegar nos primeiros 25 minutos de prova. Na categoria Geral Masculino(6,5km), o vencedor foi Railton Silva, que fez o percurso em 22’25”. Joelson Souza ficou na segunda colocação com 22’30”. Ícaro Gabriel completou o pódio com o tempo de 23’32”. A categoria Geral Feminina (6,5km) fechou com o primeiro lugar de Maria Betania com o tempo de 31’56”, seguida de Larissa Sobreira (32’14”) e Tatiane Soares Cardoso (32’40”).
O percurso oficial da prova, de 14km, na categoria masculino, deu a vitória para Aderlanio Santos Silva que cruzou a linha de chegada aos 51’19”; Leandro Pereira fez em 54’48” e ficou com a segunda posição. O terceiro lugar foi de Bruno Melo com 56’38”. No mesmo percurso disputado pelas mulheres, a classificação ficou assim: Valdira Santos, com o primeiro lugar (1:08:04); Andréa da Costa de Jesus (1:08:58) e Janete Pereira com a terceira colocação com o tempo de 1:09:46.
Entre os militares, destaque para Jacob do Espírito Santo Machado que venceu em primeiro lugar os 14km com o tempo de 1 hora cravado! Samanta Gomes Almeida – levou a melhor entre as policiais no percurso oficial com o tempo de 01:12:41. Os atletas PCD, que disputaram apenas o percurso de 6,5km, a vitória ficou com Maurício de Jesus Reis (22’59”), seguido de Ricardo Souza Santos (29’41”) e completando o pódio, Alexandre Henriques Neto com 32’11”.
Experiente em organização de eventos, o profissional de Educação Física e organizador da prova, Vagner Alves, comemorou o resultado da IX Corrida da COPPA “Um evento impecável, com apoio móvel através de motocicletas e quadriciclos, suporte de hidratação, arena de lazer pensada para o atleta. Iniciamos esse trabalho em fevereiro e concluímos mais uma entrega de sucesso”, celebrou o organizador. Para a comandante da COPPA, major Érica Patrícia, primeira mulher a comandar a especializada, o momento é de agradecer “ Gratidão a todos que participaram da execução deste evento incrível: a Polícia Militar da Bahia, a comunidade local. Não tivemos nenhum incidente. Um saldo extremamente positivo. Já estamos pensando na edição do ano que vem que celebrará a décima corrida consecutiva da COPPA”, finaliza a comandante.
A IX Corrida da COPPA é um evento realizado pela COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDAFIT, conta com o patrocínio do GOVERNO DO ESTADO, através da SUDESB e apoio da FIOLASER e YoBem
Patrícia Narriman (jornalista responsável)
71 99131-7322