Penalva sugere criação de agentes da Educação para combater evasão escolar

educação política

Terça, 13 de Abril de 2021 – 16:00

O vereador Emerson Penalva (Podemos) propôs a implantação do Programa de Agentes Comunitários da Educação, semelhante ao dos agentes comunitários da Saúde para tentar solucionar a evasão escolar em Salvador. Em 2020, cerca de 5,5 milhões de crianças e adolescentes ficaram sem acesso à educação no Brasil – um número que cresceu com a Covid-19. No cenário antes da pandemia, esse número era de 1 milhão e 300 mil, de acordo com estudo do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância). 

“Esses profissionais terão a função de aproximar a família e escola, principalmente, neste momento, em que muitos estudantes deixaram as escolas devido à pandemia. A atuação desses profissionais será de fundamental importância, promovendo a aproximação entre família, escola e comunidade, possibilitando que familiares se envolvam na rotina estudantil, contribuindo desta forma com seu aprendizado pedagógico de nossas crianças e adolescentes”, disse Penalva.

Segundo o projeto de indicação do vereador, que é membro da Comissão de Educação, Esporte e Lazer da CMS, “o Município poderá estabelecer convênios com o Ministério da Educação, no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da valorização dos profissionais da Educação (Fundeb), ficando a Secretaria Municipal de Educação supervisionar o programa”.

Ex-secretário da Educação de Salvador, o deputado federal e presidente do Podemos na Bahia, Bacelar parabenizou a iniciativa o correligionário pela iniciativa em Salvador. 

“Quero parabenizar o vereador Emerson Penalva por sua importante, necessária e moderna indicação, que sugere a criação desse programa. Os agentes irão trabalhar atacando um dos mais graves problemas da educação pública do Brasil que é a evasão e o abandono escolar. A evasão e o abandono atingiram números alarmantes com a pandemia da Covid-19 e precisamos agir já para evitar que mais jovens deixem os estudos antes do tempo. E esse projeto atende a isso. Os agentes comunitários da Educação é uma solução. Parabéns ao vereador Emerson Penalva em colocar a Educação em primeiro lugar”, elogiou Bacelar que é membro da Comissão de Educação da Câmara Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *