Pianista dos Estados Unidos Micah McLaurin toca Chopin na USP

cultura

Por: Mariana Carneiro

No dia 8 de novembro, terça-feira, a Cidade Universitária vai receber mais um concerto da Série Internacional de Música USP (SIM-USP), temporada anual de performances gratuitas promovidas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. O premiado pianista americano Micah McLaurin é o convidado da edição, que acontece às 12h30 na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM). 

Sete obras de Frédéric Chopin, pianista polonês do período romântico, compõem o repertório do concerto. McLaurin abre sua performance com Sonata nº 2 em Si Bemol Menor, Op. 35 (1839), composição famosa por seu terceiro ato, Marcha Fúnebre. 

Na sequência, o músico apresenta Fantasia-Improviso em Dó menor, Op. 66 (1834-35), Noturno em Dó menor, Op. 48 n. 1 (1841) e três valsas de Chopin — Valsa do Adeus em Lá b Maior, Op. 69 n. 1 (1835); Valsa em Si Menor, Op. 69 n. 2 (1829); e Valsa em Lá b Maior, Op. 42 (1840). A peça Polonaise Heroica em Lá b Maior, Op. 53 (1842), de elevada dificuldade técnica, completa o programa.

“Micah McLaurin é um artista jovem, que está vindo para a América do Sul com destino final no Uruguai, onde irá participar de um festival na cidade de Colônia do Sacramento. Ele tem um currículo muito qualificado”, diz Eduardo Monteiro, professor do Departamento de Música da ECA e curador da SIM-USP, ao lado da professora Mônica Lucas, também da ECA. Aos 28 anos, McLaurin — que começou a tocar piano ainda na infância — já atuou como solista de importantes orquestras ao redor do mundo, incluindo a Orquestra de Cleveland, a Filarmônica de Montevidéu e a Sinfônica da Virgínia, seu estado natal. 

Graduado em piano clássico pelo Instituto Curtis, na Filadélfia, Micah McLaurin atualmente faz mestrado na Juilliard School, célebre conservatório de música, dança e dramaturgia na cidade de Nova York. Além do repertório tradicional — o jovem pianista é especializado em Chopin, já tendo lançado um álbum com obras do compositor em 2021 —, McLaurin também experimenta com outros estilos musicais. “Ele representa uma nova geração de pianistas que está cada vez mais se diversificando, desafiando aquilo que o público está acostumado a ouvir em um concerto”, conta Eduardo Monteiro. 

Foto: Divulgação/ECA-USP

Eduardo Monteiro – Foto: Alan Betson

Folheto de divulgação do concerto – Foto: SIM-USP

“Ele tem feito uma incursão na fronteira do clássico com o pop”, continua o professor. Em seu canal do Youtube, McLaurin acumula mais de 1 milhão de visualizações no videoclipe de um medley — ou “mistura”, em tradução literal, um formato de composição que combina várias canções em uma única faixa — com obras de Lady Gaga, estrela pop estadunidense conhecida por seu trabalho e por sua persona por vezes extravagantes. Chamada Rhapsody In Gaga, a performance recria as músicas Bad Romance e Paparazzi como um solo de piano. 

O mais recente lançamento do músico, disponibilizado nas plataformas de streaming na terça-feira, 1° de novembro, é uma versão em piano de All I Want For Christmas is You, clássico natalino da cantora pop Mariah Carey. A peça foi gravada no tradicional Abbey Road Studios, espaço de gravação em Londres tornado popular pelo disco homônimo dos Beatles. “McLaurin utiliza sua base na música clássica para realizar um crossover excelente com outras linguagens musicais, sempre prezando pela qualidade técnica”, finaliza Monteiro. 

O concerto de Micah McLaurin, da Série Internacional de Música USP (SIM-USP), será realizado no dia 8 de novembro, terça-feira, às 12h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Mais informações estão disponíveis no site do SIM-USP.

Fonte: Jornal da USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *