Por que murchamos os pneus de SUVs

Brasil cultura News

Poética anticapitalista: coletivo presente em oito países dedica-se a sabotar docemente os mastodontes urbanos que sintetizam a ditadura do carro. Quais seus objetivos e métodos. Que riscos se dispõem a correr por cidades transformadas

Por Greta Kaczynski no Lundi | Tradução: Maurício Ayer – Sábado, 2 de julho de 2022

O Tyre Extinguishers é um coletivo atuante já em mais de oito países. Seu objetivo: libertar as cidades dos SUVs, esses carros enormes, caros, poluentes e “off-road”, cuja potência hercúlea não tem qualquer serventia na hora de deixar as crianças na escola ou ir às compras no supermercado. Sua campanha pelo esvaziamento de pneus, lançada no início de 2022, já recebe muita cobertura da mídia e começa a desencorajar os proprietários de SUVs. Útil, eficaz e ao alcance de todes (leva cerca de dez segundos para esvaziar um pneu), a campanha está pronta para chegar a outros países.

Somos os Murchadores de Pneus

Vindos de todas as direções, temos um único objetivo: tornar impossível a posse de enormes e poluentes carros 4×4 nas áreas urbanas do mundo inteiro. Lutamos contra a mudança climática, a poluição do ar e os motoristas perigosos.

Para isso, usamos uma tática simples: murchar os pneus desses enormes e inúteis SUVs, para tornar penosa a vida de seus proprietários.

Ao murchar sistematicamente os pneus e incentivar outros a fazer o mesmo, o pequeno inconveniente de um pneu murcho pode muito bem tornar-se um obstáculo considerável para quem deseje dirigir esses enormes e mortíferos veículos em nossas ruas.

Fazemos isso porque governos e políticos não conseguiram nos proteger contra esses enormes veículos. Todos os odeiam, exceto aqueles que os dirigem.

Queremos viver em cidades onde o ar é limpo e as ruas são seguras. Pedir educadamente e protestar seguindo as regras não tem sido suficiente. Chegou a hora de agir. Junte-se a nós. Não temos líder – qualquer um pode participar, não importa onde esteja.

Por que murchar pneus?

Os SUV são um desastre climático: maiores e mais pesados que os outros carros, eles poluem mais e consomem mais combustível. Em 2019, pesquisadores da Agência Internacional de Energia ficaram chocados ao descobrir que os SUVs são a segunda maior causa do crescimento global das emissões de dióxido de carbono na última década – mais do que o transporte marítimo, a aviação, a indústria pesada e até mesmo os caminhões. aumento nas aquisições de SUVs cancela qualquer economia de carbono feita pelas pessoas que optam por carros elétricos. Se os motoristas de SUV fossem um país, seriam o 6º maior emissor do mundo.

Os SUVs são causadores de poluição do ar: grandes carros emitem mais fumaça tóxica, piorando a poluição do ar em nossas cidades. Os cientistas estão vinculando cada vez mais a poluição do ar a uma série de problemas de saúde: ataques cardíacos, derrames, cânceres, doenças pulmonares, abortos espontâneos e até mesmo problemas de saúde mental. Há evidências crescentes de que a poluição do ar é mais prejudicial do que pensamos, e os veículos grandes e poluidores são os principais culpados.

Os SUVs são perigosos: os utilitários esportivos são muito mais propensos a matar do que os carros normais quando atropelam pedestres. Estudos psicológicos mostraram que os motoristas de SUVs assumem mais riscos, colocando em perigo outros usuários e pedestres das estradas. Os próprios motoristas e passageiros de SUVs são mais propensos a morrer em acidentes.

Os SUVs são inúteis: três quartos desses veículos “off-road” são vendidos a pessoas que dirigem… na cidade. Sua existência só se justifica, portanto, pela vaidade de seus proprietários, que os veem como um símbolo de um certo status social. Em consequência deste consumo ostentatório e vaidoso, a mudança climática está piorando, estamos respirando ar poluído e mais pessoas estão morrendo em acidentes. Isto é inaceitável.

Como murchar um pneu?

1. Localize um SUV:

– Alta distância em relação ao solo (maior distância entre o solo e o chassi do carro).
– Mais alto que a maioria dos outros carros.
– Pneus maiores ou mais largos que o normal.
Na cidade, você não terá que caminhar muito para encontrar um. Visar áreas chiques/de classe média.

2. Desrosqueie a tampa da válvula do pneu. Geralmente é muito fácil encontrá-la na roda. Na maioria dos casos, é preciso virar a tampa para a esquerda para soltá-la e para a direita para apertá-la.

3. Para deixar sair o ar do pneu, é necessário inserir algo na válvula para que o pino no centro da válvula seja mantido para baixo. Deslize um pequeno objeto redondo ou oval (gostamos de lentilhas verdes, mas você pode experimentar com sementes, pedrinhas, etc.) para dentro da tampa da válvula. Recoloque a tampa e gire-a algumas vezes até ouvir o ar escapar. Mesmo que haja apenas um pequeno ruído de assobio, já é suficiente – o pneu vai murchar lentamente. O processo inteiro leva cerca de 10 segundos.

4. Imprima um folheto (em casa, em um internet café, na biblioteca, em qualquer lugar) e deixe-o sob o limpador de para-brisa, para que o proprietário saiba que seu carro está inutilizável e tenha uma explicação sobre as razões dessa ação.

5. Quando tiver terminado, informe à imprensa local anonimamente o que você fez, onde fez e por quê. Você pode usar um serviço gratuito de e-mail seguro, como Protonmail ou Tutanota.

6. Envie um relatório para tyreextinguishers@riseup.net para que possamos manter um registro das ações! Diga-nos aproximadamente onde aconteceu e quantos 4×4 você desarmou. Junte-se ao grupo de Telegram para atualizações.

7. Repita esta sequência, de novo, de novo, de novo.

É perigoso murchar um pneu?

Como ter certeza de que o motorista de um SUV de pneu murcho não vá bater na primeira árvore que aparecer? Ou pior, em uma criança pequena ou em uma vovó atravessando a rua? Há alguma regra de segurança a ser observada ao murchar o pneu? Muitas vezes somos confrontados com este tipo de hipóteses, mas temos o cuidado de deixar uma nota em cada carro para informar o proprietário sobre o que fizemos. A maioria dos carros modernos também é equipada com sensores de pressão de pneus para informar ao motorista quando um pneu está murcho. Estamos muito mais preocupados com as milhões de pessoas que estão morrendo por causa da crise climática do que com esse tipo de situação hipotética.

É sabotagem?

Para impedir que a elite rica e poluidora nos mate, acreditamos que uma variedade de táticas é necessária. Subscrevemos a visão de Andreas Malm em seu livro How to blow a pipeline (Como sabotar um oleoduto), que defende uma diversidade de táticas, incluindo ações não-violentas e sabotagem. Como você deve ter adivinhado, foi a partir de Como sabotar um oleoduto que tivemos a ideia de murchar pneus.

Pneus murchos contribuem para o progresso social

Nossa campanha está funcionando. Entre as várias centenas de artigos de imprensa que suscitamos em todo o mundo e os milhões de comentários de debates, o Telegraph, por exemplo, está aconselhando as pessoas a não comprar SUVs nem se arriscar a ser alvo de nossas ações.

Em seu artigo “As 10 perguntas-chave que você precisa se fazer antes de trocar de carro este ano”, no subtítulo “Se eu comprar um SUV, ele será alvo de manifestantes climáticos?”, o Telegraph menciona a campanha dos Murchadores de Pneus e explica que ela “levanta a questão de saber se os compradores devem reconsiderar a compra de um SUV”. O artigo continua: “Se você está preocupado com o furo de seus pneus, por que não experimentar um carro tradicional?” e termina recomendando um Audi menor e mais eficiente no consumo de combustível.

Além disso, recebemos muitas mensagens de pessoas cujos pneus foram esvaziados várias vezes e que querem trocar de carro, ou que nos perguntam que tipo de carro não será visado:

“Olá,
Estou pensando em comprar um carro novo, mas estou realmente desanimado com suas ações. Você classifica o Seat Arona como um SUV? Não quero nenhum problema com esvaziamento de pneus.
Atenciosamente”.

Um outro nos escreve:

“Caros Murchadores de Pneus,
Esta manhã, notei que um dos meus pneus havia sido esvaziado. Depois de enchê-lo novamente, li um artigo de vocês e fiz algumas pesquisas on-line. Para ser honesto, eu não tinha a menor ideia de que meu SUV era tão prejudicial ao meio ambiente. Assim, decidi que meu próximo carro será muito menor. O que vocês acham de um Mini elétrico? Espero não ser o alvo da próxima vez!
Vou tentar fazer passar a mensagem o melhor que puder.
Cuidem-se, Bob”.

Enquanto recebemos muitos comentários positivos e encorajadores, os comentários negativos também valem a pena porque nos fazem rir!

“Pessoas que nunca nos viram nos julgam e degradam nossa propriedade. É patético. É um crime de ódio, comparável ao racismo.”

“SE EU ENCONTRAR ALGUÉM MURCHANDO UM PNEU, VOU ESFAQUEÁ-LO NA BARRIGA, VOU CORTAR SUA GARGANTA, SERÁ CULPA DE VOCÊS QUANDO EU ENCONTRAR CADA PESSOA QUE SE ESCONDE ATRÁS DO SEU SITE, NÃO ACHO QUE HAVERÁ NENHUM SOBREVIVENTE, INCLUSIVE DE SUAS FAMÍLIAS.”

“Para cada pneu murcho em meu carro prometo causar mais danos ambientais, consumindo e dirigindo ainda mais. Vamos lá, esvaziem mais pneus. Vocês terão o oposto do que querem”.

A imaginação de alguns proprietários de SUV é certamente meio tresloucada. Se você decidir agir, lembre-se que é preciso ter prudência e discrição!

Nossos objetivos

Os esvaziadores de pneus desejam que os SUVs sejam proibidos em áreas urbanas, que taxas de poluição sejam impostas aos proprietários de SUVs e que investimentos massivos sejam feitos em transporte público gratuito e acessível. Enquanto os políticos não fazem destas medidas uma realidade, a ação dos esvaziadores de pneus continuará.

Para isso, buscamos expandir globalmente o movimento de esvaziamento dos pneus. Já marcamos presença em oito países.

Brasileiras, brasileiros, é tempo de unirem-se a nós!

Saiba mais sobre a campanha Tyre Extinguishers: www.tyreextinguishers.com/

Entre em contato: tyreextinguishers@riseup.net

Fonte: outras palavras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *