PIB do agronegócio tem queda de 1,7%

economia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou na quinta-feira (02), os valores referentes ao Produto Interno Bruto de 2022. O setor do agronegócio fechou o ano com uma queda de 1,7%.

De acordo com o IBGE, a queda do Valor Adicionado da Agropecuária no ano de 2022 (-1,7%) decorreu do decréscimo de produção e perda de produtividade da agricultura, que suplantou as contribuições positivas das atividades de pecuária e pesca.

“A soja, principal produto da lavoura brasileira, com estimativa de queda de produção de 11,4%, foi quem mais puxou o resultado da Agropecuária para baixo no ano, sendo impactada por efeitos climáticos adversos”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

O Instituto também divulgou que a agropecuária recuou 2,9% ante igual período de 2021, com destaque para produtos como mandioca (-1,6%), fumo (-7,1%) e batata inglesa (-2,4%), cujas safras são significativas no 4° trimestre e que apresentaram queda na estimativa de produção anual e perda de produtividade.

Por outro lado, as culturas de cana de açúcar, laranja e trigo apresentaram crescimento na produção anual, estimadas em 2,7%, 4,4% e 28,5%, respectivamente.

Fonte: O Presente Rural com informações do IBGE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *