Mendel Bydlowski – Sexta, 8 de março de 2024
A Kings League, competição de futebol de 7 criada em janeiro de 2023 pelo ex-zagueiro Gerard Piqué e que é uma verdadeira “febre” na Espanha, já tem data para chegar ao Brasil.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o ídolo do Barcelona falou sobre os planos de expansão do torneio e revelou que quer uma edição exclusivamente brasileira em 2025.
No entanto, duas equipes “brazucas” já irão participar da “Copa do Mundo” da Kings League neste ano, e com nomes gigantes em suas fileiras.
A Furia FC, por exemplo, terá o astro Neymar, do Al Hilal, como apoiador do projeto, além de Falcão, estrela do futsal, como jogador, e o streamer Allan Rodrigues, mais conhecido como “O Estagiário“, como influenciador.
Já a G3x será presidida por Gaules, um dos maiores streamers do mundo.
A competição acontecerá entre 26 de maio e 8 de junho, no México, e pagará uma premiação de US$ 1 milhão (R$ 4,94 milhões) ao campeão.
Ao todo, 32 equipes vão participar do torneio, já incluindo os dois times brasileiros, que entrarão direto no torneio como convidados.
Os outros clubes serão definidos da seguinte forma: os 10 melhores da Kings League da Espanha; os 10 melhores da Kings League Américas (que reúne equipes de México, Chile, Argentina, Colômbia, República Dominicana e Estados Unidos); mais 10 times convidados de várias partes do mundo, incluindo Brasil.
“Parece um jogo de videogame“
Em conversa com a ESPN, Piqué se divertiu ao descrever as “regras muito loucas” da Kings League (veja mais sobre o tema no final do texto) e comparou os jogos de fut7 da competição ao “videogame”.
De acordo com o ex-atleta, o torneio é um sucesso absurdo de audiência, com várias partidas tendo audiências maiores que os duelos de futebol profissional de LALIGA.
Grande parte desse sucesso se deve à presença de vários streamers e influenciadores digitais em cada time, o que levou à rápida popularização do evento – especialmente entre jovens.
“É uma liga que tem regras muito loucas, que parecem mais um jogo de videogame do que vida real. Tem nível muito alto também. O futebol de 7 é uma competição muito acompanhada, não só na Espanha, mas em toda América Latina e Central. Muitas partidas têm mais audiência que a liga espanhola”, apontou Piqué.
O campeão do mundo com a Espanha ressaltou também que a audiência da Kings League não é só virtual, já que a competição lotou grandes estádios no ano passado.
“Temos ido aos estádios, como Camp Nou, com 92 mil pessoas. Vendemos todos os ingressos em março do ano passado! Em julho, também demos ‘sold out’ [vender todos os ingressos] no Civitas Metropolitano, do Atlético de Madrid. Foram 60 mil pessoas! E, em novembro, fizemos outras finais em Málaga e vendemos 30 mil ingressos em meia hora”, celebrou.
“Expansão mundial”
A ideia de Piqué agora é expandir a Kings League por todo o mundo.
Neste ano, já está em curso a 1ª edição da Kings League América e será realizada posteriormente a Copa do Mundo Kings League.
Os planos mais ambiciosos, porém, serão lançados a partir de 2025, com a chegada do torneio ao Brasil.
“Agora, iniciamos a liga nas Américas, toda América do Sul e Central, menos no Brasil, porque por enquanto fazemos tudo em espanhol. A ideia é ir ao Brasil em janeiro de 2025 e fazer a liga brasileira, com todos os presidentes brasileiros”, revelou.
“Mas a liga americana, a Kings League América, começamos há duas semanas. Tem quatro presidentes mexicanos, um veterano do Chile, um da Argentina, dois da Colômbia, um da República Dominicana, um dos Estados Unidos. E tudo acontece no México. Faremos a final em maio e a ideia é fazer em um estádio grande lá”, contou.
“A ideia no futuro é lançar edições em Itália, Brasil, Estados Unidos e França em 2025. E, em 2024, já lançamos a Kings World Cup. É o mundial da Kings, onde vão participar as 10 melhores equipes das 12 da Espanha, os 10 melhores das Américas e os outros 12 times, porque serão 32 no total, serão convidados de todos os países do mundo”, ressaltou.
Piqué também já pediu a torcida dos brasileiros pela Fúria FC e pela G3x na Copa do Mundo.
“Serão duas semanas de Mundial, com partidas todos os dias, vão se enfrentar todos contra todos. Vai ser uma loucura! Esperamos que todos do Brasil se unam ao projeto da Fúria e da G3x para torcer para ganharem a competição”, finalizou.
O que é a Kings League?
- É um torneio de futebol society que reúne jogadores profissionais e cujos donos de times são costumeiramente ex-atletas (como por exemplo Iker Casillas, lenda do Real Madrid) ou streamers famosos
- A liga é um sucesso na Espanha e costuma receber renomados ex-jogadores, como Sergio Agüero e Ronaldinho Gaúcho
- Na Espanha, a liga é formada por 12 times, cada uma com um jogador famoso ou um streamer, e tem partidas disputadas em estádios importantes da Espanha
- A última final, por exemplo, foi realizada no estádio La Rosaleda, do Málaga
Como funcionam os jogos?
- As partidas são jogadas em dois tempos de 20 minutos
- As diferenças básicas para o futebol são, além do campo society, o uso de regras específicas e divertidas, que aumentam a imprevisibilidade do jogo
- Cartões amarelos, por exemplo, causam suspensão de dois minutos, enquanto os vermelhos tiram o atleta advertido, mas ele pode ser substituído pelo treinador
- Em campo, as equipes têm direito a usar cartas especiais, que podem fazer por exemplo com que os gols tenham valor dobrado ou que seus times consigam um pênalti a qualquer momento do jogo
- Também é possível roubar a carta do adversário em determinado período da partida, aumentando ainda mais a imprevisibilidade
- Cada carta só pode ser usada uma vez por partida
- As substituições são ilimitadas e não há possibilidade de existir um empate
- Caso o placar fique igual no tempo normal, a decisão é sempre em forma de shoout-out, em que um jogador carrega a bola do meio-campo até a área e tenta marcar o gol cara a cara com o arqueiro adversário
- O campeonato tem 11 rodadas de classificação, mais mata-matas
Fonte: ESPN / Piqué mostra o troféu da Kings League antes da final de 2023, em Madri Jose Manuel Alvarez/Quality Sport Images/Getty Images