Uma equipe abre a massa, outra cuida de assar as pizzinhas. Cada um escolhe sua cobertura e está feita a festa da pizza. Essa versão de frigideira é sob medida para levar a criançada para a cozinha. E quanto à cachaça que vai na massa: é ela que deixa a pizza cheia de bolhas e dá um toque de acidez. Além disso, o álcool evapora durante o cozimento.
INGREDIENTES
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- 1 ½ colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de cachaça
- 1 xícara (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
- azeite para dourar a pizza na frigideira
MODO DE PREPARO
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, junte o azeite e a cachaça e misture com as pontas dos dedos para incorporar, até formar uma farofinha.
- Adicione metade da água e, com as mãos, misture bem. Aos poucos, adicione o restante da água, misturando até formar uma massa úmida. Transfira a massa para a bancada levemente enfarinhada e sove por apenas 3 minutos, até que fique bem lisa – no início, ela pode grudar nos dedos, mas durante a sova vai ficando consistente e lisinha. Evite adicionar mais farinha, a pizzinha pode ficar dura.
- Forme um cilindro com a massa e, com a faca ou espátula de padeiro, divida em 6 pedaços iguais. Modele bolinhas e cubra com um pano de prato úmido para não ressecar durante o preparo dos discos – a massa leva fermento químico, e por isso não precisa de descanso para crescer.
- Leve uma frigideira grande antiaderente para aquecer em fogo médio (se preferir, utilize uma frigideira de ferro para pizzas com pontos mais tostadinhos).
- Polvilhe a bancada e o rolo de macarrão com farinha, abra uma porção da massa até formar um disco de 18 cm de diâmetro – se precisar, polvilhe mais farinha sobre a massa e o rolo.
- Quando a frigideira estiver bem quente, regue com ½ colher (chá) de azeite, coloque o disco de massa e asse por cerca de 2 minutos, ou até começarem a surgir bolhas e o lado em contato com a frigideira esteja dourado.
- Diminua o fogo e vire a pizza com uma espátula. Espalhe 1 colher (sopa) do molho de tomate sobre a massa e coloque a cobertura de sua escolha (queijo muçarela ralado, muçarela de búfala rasgada, tomates cereja ou queijo meia-cura ralado). Borrife água nas laterais da frigideira e na tampa. Tampe a frigideira por mais 2 minutos, ou até o queijo derreter. Dica: ingredientes como rúcula, abobrinha, tapenade ou presunto cru devem ser colocados na finalização, fora da frigideira.
- Transfira a pizza para um prato e repita com o restante da massa – atenção, mantenha a frigideira em fogo baixo para fazer as próximas pizzas, pois ela se mantém bem quente.
PARA PRÉ-ASSAR
Você pode pré-assar todas as pizzas e finalizar apenas com o molho de tomate e a cobertura na hora de servir. Para isso, doure o disco de pizza por 1 minuto de cada lado, transfira para um prato e cubra com um pano de prato para manter as pizzas macias. Depois de montar a cobertura, volte à frigideira quente para aquecer e derreter o queijo, como descrito no passo 7.
IDEIAS DE COBERTURAS
Pizza de abobrinha: Molho de tomate + queijo meia-cura ralado + fitas de abobrinha temperadas com azeite, caldo de limão siciliano e sal + raspas de limão siciliano
Marguerita: Molho de tomate + muçarela de búfala rasgada + tomates cereja cortados ao meio + folhas de manjericão
Figo com presunto cru: Molho de tomate + muçarela + figo fresco cortado em quartos + fatias de presunto crú + folhas de rúcula
Tapenade: Molho de tomate + muçarela de búfala rasgada + tomates cereja cortados ao meio + folhas de manjericão + tapenade
Cebola roxa e pimenta: Molho de tomate + muçarela + cebola roxa fatiada fininho + pimenta calabresa seca
Fonte: Panelinha