Posse de Lula tem ao menos dez chefes de Estado confirmados; veja nomes

Brasil política

Ao menos 12 chefes de Estado e autoridades estrangeiras confirmaram presença na posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1º de janeiro de 2023. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa da futura primeira-dama, Rosângela da Silva, no fim da manhã desta 4ªfeira (7.dez), no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília.

Estão confirmados os seguintes presidentes: Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha; Gabriel Boric, do Chile; Luiz Arce, da Bolívia; João Lourenço, de Angola; Alberto Fernández, da Argentina; José Maria Neves, de Cabo Verde; Gustavo Petro, da Colômbia; Gustavo Chaves, da Costa Rica; Umaro Sissoco Embaló, de Guiné-Bissau; e Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal.

O rei Filipe VI, da Espanha, também estará no evento. De acordo com Janja, que é coordenadora do grupo de trabalho responsável pela cerimônia, o Itamaraty tem a expectativa de que essa seja a posse com o maior número de presidentes estrangeiros da história.

Durante coletiva, a futura primeira-dama também disse que a presença de algumas personalidades internacionais, como ex-presidentes e ex-premiês, ainda deve ser anunciadas pela equipe de transição. O embaixador Fernando Luis Lemos Igreja, que também está na organização da posse, afirmou que os convites foram enviados pelos canais diplomáticos das embaixadas na última 2ª feira (5.dez).

Segurança e Rolls-Royce danificado

A futura primeira-dama afirmou que o presidente eleito vai desfilar em carro aberto, e contou que o Rolls-Royce presidencial, que é tradicionalmente usado na posse, precisa de reparos: “O Rolls-Royce foi danificado na última posse. Ouvi que talvez o banco teria sido danificado”, disse Janja.

Ao ser questionada sobre a segurança, a esposa de Lula declarou que o evento contará com todos os esquemas já estabelecidos. Ela também agradeceu o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), pela contribuição com o reforço policial na Esplanada dos Ministérios.

“A nossa preocupação é com a segurança desse principal protagonista, que é o povo que vai estar em Brasília, nos arredores. Todas as forças de segurança envolvidas têm essa preocupação em mente”, afirmou.

Posse sem barulho

Durante a coletiva, a primeira-dama afirmou que a transição do governo vai negociar uma maneira para amenizar o barulho dos fogos de artifício e a tradicional salva de 21 tiros de canhão do evento.

“Estamos preocupados com o barulho das salvas de canhão e fogos de artificio que possam perturbar pessoas com deficiência e os animais. Vamos conversar com o cerimonial do Senado sobre a salva de tiros que está no protocolo oficial da posse. Com relação aos fogos de artificio, se tiver será sem ruído”, declarou Janja.

Pelo menos 300 mil pessoas devem participar das festividades envolvendo a posse do presidente eleito. Até agora, pelo menos 30 artistas confirmaram presença no evento.

Fonte: SBT News