Quarta-Feira, 28/12/2022 – 00h00
Por Anderson Ramos
Além das indefinições do primeiro escalão, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) pode ter que lidar com mais escolhas difíceis também no segundo escalão de sua gestão.
Começa a circular nos bastidores uma possível troca no comando da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb). Indicado pelo Partido Verde, o atual diretor, Luiz Antônio Queiroz de Araújo assumiu em maio, mas não deve continuar no cargo.
Quatro nomes estão sendo cotados para a diretoria da fundação: o ex-presidente da Fapesb, Márcio Costa; o ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Paulo Gabriel; o ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça; e o ex-diretor da própria fundação, Handerson Leite.
A informação que circula nos bastidores é de que a futura primeira-dama, Tatiana Veloso, teria a preferência por Paulo Gabriel. Atualmente Tatiana é vice-pró-reitora de Extensão da UFRB.
Procurado pela reportagem, o presidente do PV disse que não sabia da movimentação, mas preferiu colocar panos quentes no assunto. “As negociações estão suspensas e nós entendemos, porque vários baianos estão passando por necessidades por conta das chuvas e o governador está tratando dessa crise. Vamos aguardar as coisas melhorarem para retomar as conversas”, disse o dirigente.
A Fapesb é um órgão administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que também passou por mudanças ao longo ano.
O atual secretário André Joazeiro foi nomeado em julho. Desde fevereiro a pasta estava sendo comandada interinamente por Mara Souza, que acumulava a função de chefe de gabinete da secretaria. Ela substituiu Adélia Pinheiro, que foi escolhida por Rui para ser a nova titular da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Fonte: Bahia Notícias