Reprodução

Prefeitura de Nova Fátima assume recuperação de ponte que dá acesso a Barreiros de Riachão do Jacuípe

cidades

A ponte está interditada há alguns anos e no local tem acontecido acidentes e assaltos

O maior sonho da população de Barreiros, maior distrito de Riachão do Jacuípe era ter os 11 quilômetros da BA 412, entre a BR 324 em Nova Fátima e a sede do distrito asfaltado, principalmente por parte dos empresários do ramo ceramista e este sonho se tornou realidade, o trecho ganhou asfalto, mas passou a conviver com um sério problema quando uma ponte teve a estrutura comprometida alguns anos atrás e foi preciso fazer a interdição da mesma, colocado cascalho sobre a ponte para eviatar o trafego de veículos e criado desvios pela lateral da pista, a princípio um ‘paliativo’, mas os anos passaram que parecia que ficaria pra eternidade, já que nada foi feito e no local há vários registros de acidentes e assaltos.

O trecho da rodovia de responsabilidade do Estado está localizado em Nova Fátima, porém a conquista para que fosse construída foi da Prefeitura de Riachão do Jacuípe, pensando servir os moradores de Barreiros, porém houve a interdição e depois disso nada foi feito, e segundo informações passadas ao Calila Notícias a má sinalização resultou em vários acidentes principalmente envolvendo motociclistas e assaltos aos condutores de veículos quando passam pelos desvios.

Recentemente circulou um vídeo onde aparece o vereador Juary de Ademir (Progressistas) mostrando o trabalho de restauração da ponte a qual ele diz que estava na situação de abandono há cerca de 8 anos, atribuindo o trabalho ao prefeito de Nova Fátima, Adriano de Rosalvo (Progressistas) que diz “se é uma obra que é necessária para a população temos que ir lá e executar. Ficar só esperando pelo Governo federal ou estadual, cadê os recursos próprios do municípios e os valores repessados para os municípios? Nós temos que aplicar nesses detalhes, essas coisas pequenas quem tem que fazer é a prefeitura, e não ficar criticando, fazer e entragar um trabalho de qualidade a população. Então, pessoal do Barreiros sintam-se abraçados pelo prefeito Adriano”.

O Calila Notícias manteve contato com o prefeito Adriano para saber o por quê da decisão de recuperar a ponte usando recursos proprios do seu município, quando é uma obra em rodovia estadual, feita com recurso federal. Ele detalhou que realmente a ponte construída através de um convênio do Governo Federal com a Prefeitura de Riachão do Jacuípe, e a obra não foi executada da maneira correta e acabou cedendo no meio, por não ter  colocado bases de sustentação abaixo, como estava oferecendo risco de desabamento, teve que ser interditada.

Ainda de acordo com Adriano com a criação dos desvios nos dois sentidos, e a colocação de cascalho para evitar a passagem de veículos, passou acontecer assaltos pela redução da velocidade e acidentes pela má sinalização e um desses acidentes o Calila Notícias publicou aqui.. Ele calcula cerca de 10 acidentes, inclusive com óbito.

O gestor disse que não podia esperar mais, não via nenhuma movimentação neste sentido por parte do atual prefeito de Riachão e resolveu assumir a reforma, já que o prazo de garantia do convênio era de cinco anos e a Prefeitura de Riachão não correu atrás, “por está dentro do município de Nova Fátima, resolvemos assumir esse compromisso e estamos fazendo com recursos próprios”, garante Adriano.

A reforma chega no momento importante, já que em breve deve aumentar o fluxo de veículos quando for concluído trecho de asfalto que liga Barreiros a Retirolândia.

Fonte: Calila Notícias