Em meio às dificuldades do ensino durante a pandemia, uma professora da cidade baiana de Iraquara, na Chapada Diamantina, decidiu criar o ‘Pulo do Gato’, um projeto que passou a acompanhar individualmente estudantes de 15 comunidades do município e viu o nível de aprendizado dos alunos crescer.
O ‘pulo do gato’ de Janete Emília Dourado, professora de Matemática do Educandário Anísio de Souza Marques, para chegar em alunos de uma geração cada vez mais digital, foi um recurso pouco usado atualmente pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental: a ligação.
“Com a pandemia, a gente ficou sem chão. Fizemos uma estratégia para atender as 15 comunidades rurais da cidade. E surgiu uma necessidade de fazer um planejamento diferente com matemática, que é uma matéria onde o professor precisa, de fato, de estar mais perto acompanhando esse ensino. Daí surgiu o ‘Pulo do Gato”, contou ao g1.
Pelo projeto, os alunos recebiam um material através de blocos de estudo. Neles, havia uma indicação do dia em que a professora entraria em contato com os estudantes para tirar dúvidas através de uma ligação. Graças ao projeto, Janete é finalista do prêmio nacional ‘Educador Nota 10′. Ela é a única representante da Bahia entro os 50 professores indicados.
“No bloquinho já tinha a indicação do dia que eu ligaria para tirarmos as dúvidas. Então, no material que seguia para eles, haviam problemas matemáticos e atividades. Nas ligações, tirávamos as dúvidas. Se houvesse erros, nos próximos contatos, a gente continuava nesse módulo, repetia, até o aluno aprender. E no final foi um avanço. A maioria dos alunos ficou no nível que consideramos como avançado”, disse.
Para Janete, ser finalista de um prémio nacional é o reconhecimento por uma busca contínua em partilhar conhecimento, especialmente em um momento como a pandemia.
“Era preciso criar uma estratégia. E ser finalista desse prêmio é um reconhecimento e uma indicação de que mesmo em um munícipio pequeno é possível criar condições de aprendizado”, disse.
A professora ainda elogiou seus alunos, estudantes de 9 a 10 anos que enfrentaram a pandemia e mantiveram o alto nível da educação do munícipio.
“Meus alunos são muito dedicados e animados e isso faz muita diferença. Isso é importante para o professor que precisa ser cada vez mais valorizado”, disse.
Município comemora resultado
Iraquara é um dos municípios baianos com melhores resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Para a secretaria municipal de educação de Iraquara, Simone Neves, a indicação da professora Janete em uma premiação nacional reflete importância dada pela cidade à educação continuada, conceito de aprendizagem que consiste na ideia da constante qualificação do professor.
“Essa conquista é uma benção para a gente. Estamos muito felizes. Isso reflete o trabalho de uma equipe que é muita focada no resultado. Apesar da pandemia, conseguimos fazer o nosso melhor. A professora Janete acreditou nesse projeto e um dos principais motivos dele acontecer, eu acredito que é por conta da educação continuada”, disse.
Fonte: g1 Bahia