PT repassou quase R$ 38.000 do fundo eleitoral a Lula em 2023

política

Segundo o partido, dinheiro foi usado para bancar aluguel de apartamento do presidente em São Paulo; contrato é de 2021

O PT (Partido dos Trabalhadores) pagou, em 2023, um total de R$ 38.116,62 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os repasses foram feitos em fevereiro e abril e foram classificados como “outras despesas gerais-ordinárias”.

A informação é do portal Metrópoles, e foi confirmada pelo Poder360. Os dados do detalhamento da prestação de contas de partidos está disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Ao Poder360, o PT afirmou que o dinheiro foi usado para bancar o aluguel do apartamento que Lula mantém em São Paulo. “Os lançamentos referem-se à participação do PT no pagamento de aluguel de imóvel contratado para servir como residência do presidente de honra do partido em São Paulo”, afirma a nota enviada pela assessoria de imprensa da legenda.

O contrato está em vigor desde 2021, ano em que o chefe do Executivo ainda não estava ocupando o cargo. Agora, contudo, Lula reside no Palácio da Alvorada. Questionado sobre o motivo da continuidade do pagamento do aluguel, Ricardo Amaral, assessor da sigla, disse que “nada mudou” e que o PT mantém o mesmo posicionamento de 2021.

O dinheiro do fundo partidário, de acordo com o TSE, é proveniente de “dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e outros recursos financeiros que lhes forem atribuídos por lei”. Ou seja, pelo menos parte do dinheiro repassado ao presidente veio de contribuição pública.

O cargo de presidente da República rende a Lula desde abril 41.650,92 mensais (brutos), além de despesas pagas pela União. Ele também tem direito a 8 assessores. Até assumir o cargo, Lula recebia um salário do PT, por ser seu presidente de honra, contudo. O pagamento foi descontinuado quando ele assumiu o cargo no Executivo.

Fonte: Poder360