Já é um clássico. O quibe de abóbora entrou no cardápio geral, há muito deixou de ser exclusividade de quem é vegetariano. Com essa receita você descobre que quibe é uma técnica, que pode ser reproduzida com diversos alimentos.
PARA O RECHEIO
INGREDIENTES
- 2 xícaras (chá) de ricota esfarelada (280g)
- 2 cebolas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 8 ramos de salsinha (folhas e talos)
- 1 xícara (chá) de nozes tostadas
- 2 colheres (sopa) de azeite
- raspas de 1 limão taiti
- 1 pitada de açúcar
- sal a gosto
- noz-moscada ralada na hora a gosto
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
- Descasque e corte a cebola em meia-luas finas de 0,5 cm.
- Leve uma frigideira média com a manteiga ao fogo médio. Assim que derreter, adicione a cebola e tempere com uma pitada de sal e de açúcar. Mexa de vez em quando, por cerca de 20 minutos, até caramelizar – caso comece a pegar no fundo da frigideira, regue com um pouquinho de água e dissolva os queimadinhos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes.
- Lave, seque e pique fino os talos e as folhas de salsinha grosseiramente. Pique fino as nozes.
- Numa tigela grande coloque a ricota e amasse bem com o garfo para desfazer os pedaços maiores – assim o recheio fica mais uniforme.
- Adicione a cebola caramelizada à ricota, junte as nozes, a salsinha picada, as raspas de limão e o azeite. Tempere com sal e noz-moscada a gosto, misture bem e reserve.
PARA A MASSA E MONTAGEM
INGREDIENTES
- 750 g de abóbora japonesa descascada e cortada em pedaços médios de 2 cm
- 2 xícaras (chá) de trigo fino (para quibe)
- 2 dentes de alho
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- ½ colher (chá) de gengibre em pó
- 2 colheres (chá) de sal
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
- Pré aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) redondo de 26 cm de diâmetro.
- Com a lateral da faca, amasse os dentes de alho e retire a casca. Numa panela grande, coloque os pedaços de abóbora, os dentes de alho e junte 1 xícara (chá) de água.
- Tampe e leve a panela ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até a abóbora ficar macia.
- Com uma escumadeira, transfira a abóbora cozida para uma travessa – escorra o o excesso de água na panela, isso evita umedecer a massa do quibe em excesso.
- Com um garfo (ou amassador de legumes), amasse a abóbora e os dentes de alho até formar um purê rústico – no total você terá 3 xícaras (chá) de purê de abóbora para a receita.
- Numa peneira forrada com um pano de prato limpo, lave o trigo sob água corrente. Una as pontas do pano, formando uma trouxinha, torça e esprema bem para tirar o excesso de água.
- Misture o trigo com o purê de abóbora, as especiarias, o sal e 1 colher (sopa) de azeite, amassando bem com as mãos.
- Espalhe metade da massa do quibe no refratário untado, pressionando delicadamente com as mãos até cobrir todo o fundo e formar uma base uniforme. Com uma colher, distribua o recheio sobre a massa do quibe.
- Para cobrir o recheio: com as mãos úmidas, retire uma porção do restante da massa e achate entre as palmas. Disponha sobre o recheio e pressione levemente, sem compactar. Repita, colocando uma porção de massa ao lado da outra até cobrir completamente o recheio. Alise a superfície para deixar o quibe bem retinho.
- Com uma faca pequena, faça um corte em cruz e depois em X, dividindo o quibe em 8 fatias triangulares (como se fosse uma pizza). Para fazer a decoração, com a ponta da faca marque superficialmente o quibe, da seguinte maneira: em cada fatia triangular, faça 2 cortes superficiais paralelos a um dos lados do triângulo. Em seguida, faça mais dois cortes paralelos ao outro lado do triângulo, formando losangos dentro da fatia. Repita com os triângulos restantes.
- Regue o quibe com 3 colheres (sopa) de azeite e gire delicadamente a assadeira para cobrir toda a superfície. Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até dourar a superfície.
- Retire o quibe do forno e aguarde 15 minutos antes de servir – dessa maneira o quibe esfria um pouco e facilita o corte das fatias.
Fonte: Panelinha