PARA A MASSA
INGREDIENTES
- 1½ xícara (chá) de arroz branco cozido
- 1 ovo
- ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 1 pitada de sal
- azeite para untar o refratário
MODO DE PREPARO
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário para assar tortas, sem fundo removível, de 22 cm de diâmetro.
- Corte 2 pedaços de papel-alumínio de 32 cm de comprimento e dobre cada um duas vezes, formando 2 tiras grossas — elas serão usadas para desenformar a quiche.
- Unte generosamente o refratário com azeite. Disponha as duas tiras de papel-alumínio no refratário de modo que forme uma cruz — pressione bem o papel com a ponta dos dedos para criar aderência no fundo e na lateral. Unte também as tiras com azeite. Atenção: esta receita não dá certo na fôrma de fundo removível (o líquido do recheio escapa); é preciso untar generosamente mesmo (a massa fica mais crocante e fácil de desenformar).
- Numa tigela, misture o arroz com o parmesão e uma pitada de sal. Em outra tigela pequena, quebre o ovo separando a clara da gema — reserve a gema para o recheio. Bata a clara com um garfo apenas para que fique mais fluida e junte ao arroz. Misture bem com a espátula para envolver os grãos com a clara e o parmesão — são eles que dão liga à massa da quiche.
- Transfira a massa para o refratário e espalhe com as costas da colher, deixando o fundo mais fino que as bordas. Com a colher, nivele o fundo da massa formando uma camada uniforme e pressione levemente a massa na lateral para fazer a borda da quiche; ela deve ficar com cerca de 3,5 cm de altura.
- Leve o refratário ao forno para pré-assar a base da quiche por cerca de 20 minutos — a massa fica mais sequinha ao toque e as bordas começam a dourar.
- Retire a base do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente antes de colocar o recheio — a base quente absorve a umidade do recheio, perde estrutura e fica mole depois de assada.
PARA O RECHEIO
INGREDIENTES
- 1 abobrinha grande
- ¾ de xícara (chá) de queijo de minas (frescal) ralado grosso (140g)
- 3 ovos
- a gema reservada
- ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
- raspas de 1 limão
- ½ colher (chá) de sal
- noz-moscada ralada na hora a gosto
- pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Assim que a base da quiche estiver amornado, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).
- Lave e seque a abobrinha. Com o descascador de legumes, corte a abobrinha em fitas no sentido do comprimento até atingir o miolo com as sementes — vá virando a abobrinha para aproveitar bem todo o legume; você pode aproveitar o miolo que sobrar em outras receitas.
- Numa tigela média, bata os ovos e a gema com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Acrescente o creme de leite, as raspas de limão, tempere com o sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto e misture bem.
- Para a montagem da quiche: distribua metade do queijo ralado sobre a massa e disponha metade das fitas de abobrinha rusticamente — evite colocar as fitas deitadas umas sobre as outras; quanto mais rústica, mais bonita e com volume fica a quiche. Tente inclusive deixar parte da abobrinha espetadinha para fora do creme. Adicione o restante do queijo ralado e a outra metade das fitas de abobrinha.
- Delicadamente (utilizando uma jarra medidora ou uma concha), despeje os ovos batidos com creme, preenchendo todo o espaço entre os ingredientes do recheio, com cuidado para não vazar pela borda.
- Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e dourar. Atenção: o centro da quiche deve estar macio ao toque; se assar demais, ela fica dura.
- Retire a quiche do forno e deixe amornar antes de desenformar — se tentar desenformar ainda quente, ela pode desmontar.
- Para desenformar: com a ponta de uma faquinha, descole a borda da massa da lateral do refratário. Puxe delicadamente as tiras de papel-alumínio para soltar a quiche. Cubra a quiche com um prato reto e vire de uma só vez. Descole delicadamente as tiras de papel-alumínio e desvire a quiche no prato. Sirva a seguir.
Obs.: a quiche também fica uma delícia servida fria.
PLANEJAMENTO
A base da quiche pode ser pré-assada no dia anterior, para preparar o recheio e assar a quiche no dia de servir.
Fonte: Panelinha