Foto: Edu Mota

Reunião da bancada com Jerônimo teve propostas de mais verbas para segurança e reforma do Castro Alves

Bahia

Reforço nas ações de segurança pública, melhoria das estradas, finalização de obras de revitalização de espaços culturais e de ensino. Esses foram alguns dos temas debatidos na reunião realizada na Câmara dos Deputados pela bancada federal com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nesta quarta-feira (4). 

Liderado pela coordenadora da bancada baiana, deputada Lídice da Mata (PSB), o encontro reuniu tanto parlamentares que apoiam o governador quanto de oposição ou independentes, e o tom nas falas dos deputados foi o de união na destinação de emendas e verbas para solucionar os problemas da Bahia. As questões relacionadas à segurança ppublica foram as mais citadas pelos diversos parlamentares que se pronunciaram. 

Uma das propostas que surgiu no encontro com o governador da Bahia foi apresentada pelo líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento. O deputado propôs que fosse destinado um percentual de 50% das emendas de bancada para o setor da segurança pública. 

“Temos que tratar do futuro, de cuidar do futuro e da imagem do nosso Estado. Podemos fazer um gesto neste momento, com o governo do Estado. E o governador pode garantir uma contrapartida no mesmo valor, para podermos ampliar os investimentos em segurança pública no nosso Estado. Por mais que haja vontade política, por mais que o governo tenha quadros experimentados, os problemas não serão resolvidos sem dinheiro”, disse Elmar Nascimento.  

A deputada Lídice da Mata também apresentou uma proposta à bancada, de destinar verbas para a reforma do Teatro Castro Alves. A deputada disse que seria um orgulho para todos os parlamentares do Estado poderem contribuir decisivamente para revitalizar um dos mais importantes espaços culturais da Bahia e do Brasil. 

A deputada afirmou que as propostas apresentadas serão novamente discutidas em futura reunião, principalmente quando já houver uma definição dos valores orçamentários para as emendas parlamentares e de bancada. 

“Deveríamos pensar na bancada dar uma contribuição efetiva para a reforma do teatro Castro Alves, maior sala de teatro que temos no estado, com uma história relacionada com a cultura do Estado. E vamos chegar a um consenso sobre essa e outras obras fundamentais. O importante é termos esse diálogo com o governador, e o apoio que tivemos aqui na bancada para ajudarmos a Bahia”, disse Lídice. 

Durante a reunião, alguns deputados, alguns como Claudio Cajado, Alex Santana, Leo Prates, Felix Mendonça, entre outros, relataram problemas de pagamento de emendas parlamentares em anos passados. O governador da Bahia se comprometeu a estudar a situação e buscar solucionar o que for possível.

Ao Bahia Notícias, o governador disse que verificou na reunião de hoje um consenso: independente da posição política do parlamentar, há uma plena abertura para o diálogo e a tomada conjunta de decisões. Jerônimo afirmou que está aberto a conversar e receber a todos os parlamentares para discutir e decidir o melhor caminho para a solução dos problemas e os incentivos para o crescimento da Bahia. 

“Nós temos os nossos lados, ano que vem tem eleições, aqueles que não me apoiaram irão apoiar os seus prefeitos, mas nesse momento aqui o chamento foi nos unirmos para garantir projetos que estimulem o desenvolvimento do Estado da Bahia. Geração de renda, combate a fome, discutimos tanto as emendas individuais dos deputados como as de bancada. Criamos um consenso para que esses recursos possam ter um destino onde os deputados possam ter os seus interesses, mas assim também o interesse do Estado”, disse o governador Jerônimo. 

Fonte: Bahia Notícias