Risoto de cenoura e tomilho na pressão

gastronomia

Imagina só essa combinação de sabores em um risoto bem cremoso: o adocicado da cenoura, o cítrico do caldo de laranja e o perfume do tomilho-limão. Tudo fica ainda mais incrível com a cenoura grelhada que, adicionada na hora de servir, traz textura e um toque tostadinho. Parece prato de restaurante, mas é facílimo: na panela de pressão, você prepara caldo e risoto ao mesmo tempo e o cozimento leva apenas 3 minutos!


INGREDIENTES
  • 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
  • 9 minicenouras
  • 3 cenouras
  • 2 cebolas
  • 2 talos de salsão (⅔ de xícara (chá) picado)
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 folha de louro
  • 5 ramos de tomilho-limão
  • 2 cravos-da-índia
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • azeite a gosto
  • sal a gosto
  • farofinha de pão para servir
MODO DE PREPARO
  1. Faça o pré-preparo: mantenha um pedaço das ramas junto das minicenouras; lave, seque e corte cada uma ao meio, no sentido do comprimento. Descasque e corte as cebolas ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos; pique fino o restante. Lave, descasque e passe as cenouras na parte fina do ralador. Lave os talos de salsão, reserve uma folha e pique os talos em cubinhos.
  2. Comece o preparo pelas minicenouras grelhadas: leve uma frigideira grande antiaderente ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite e coloque quantas cenouras couberem, uma ao lado da outra, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 3 minutos, vire com uma pinça, tempere com sal e doure por mais 1 minuto. Transfira as cenouras douradas para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.
  3. Abaixe o fogo e regue a frigideira com mais um fio de azeite. Adicione 3 ramos de tomilho e deixe dourar por cerca de 1 minuto, até ficarem levemente tostadinhos. Junte às cenouras grelhadas e reserve para servir com o risoto.
  4. Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura ralada, o salsão em cubinhos e refogue por mais 2 minutos, até murcharem.
  5. Adicione 1 colher (sopa) de azeite, junte o arroz e misture bem, para envolver todos os grãos com o azeite. Acrescente ½ xícara (chá) da água e o caldo de laranja — atenção para a ordem dos ingredientes, caso o caldo de laranja seja adicionado antes da água, pode queimar com o fundo quente da panela e amargar a receita. Mexa bem até secar.
  6. Junte o restante da água, a folha de salsão, a cebola cravejada e 2 ramos de tomilho. Tempere com sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e aumente o fogo. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo médio.
  7. Passados os 3 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
  8. Abra a panela e, com uma pinça, pesque e descarte a folha de salsão, a cebola cravejada e os ramos de tomilho. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso e al dente. Caso necessário, vá adicionando a água quente aos poucos, para o risoto não ficar ressecado.
  9. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture bem. Sirva com as cenouras grelhadas, tomilho tostado e farofinha de pão.

Fonte: Panelinha / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *