Por Thaís Ferreira ( Portal Ipirá City) – Domingo, 22 de novembro de 2020
Aproveitem o domingo para fazer risoto de mexilhão, servido na panela é ainda mais gostoso. Para mim não tem risoto melhor no mundo e eu coloco queijo parmesão porque eu gosto assim. Caso não queiram, não é necessário.
Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes (não vale Knnor)
1 pacote de mexilhões limpos (já ensinei como limpa no story)
1 xícara de vinho branco (não vale suave)
2 colheres de sopa generosas de manteiga
1 cebola branca grande picada
Tomilho a gosto
Pimenta branca a gosto
Lâminas de alho a gosto
Queijo parmesão a gosto (não vale de pacotinho)
Azeite
Sal
Preparo:
Tempere os mexilhões com tomilho, pimenta branca e sal. Em seguida, em uma frigideira, refogue as lâminas de alho com azeite e adicione os mexilhões, não precisa cozinhar demais para que não passem do ponto.
Em outra panela, na que será servida o risoto, adicione a manteiga com a cebola picada e refogue até que a cebola fique levemente dourada e adicione o arroz, refogue. Ouça o arroz “pipocar” e coloque o vinho branco. Mexa e vá, com o auxílio de uma concha, adicionando caldo de legumes quente e vá mexendo sempre. O movimento é esse, adicionar o caldo aos poucos e ir verificando o ponto do arroz; tem que ficar al dente. Cuidado para que não vire uma sopa!
Quando o arroz estiver no ponto, adicione os mexilhões e envolva. Finalize com o queijo parmesão ralado e uma colherinha de manteiga bem gelada. Se quiser, salpique o queijo por cima e é só servir. Risoto é uma comida que abraça a gente e não conheço ninguém que não goste.