Esse risoto veio para provar que ingredientes simples podem ser os protagonistas de uma refeição festiva. Para deixá-lo saboroso e cheio de texturas, a cenoura é metade ralada, metade cortada em cubos e os outros legumes são dourados e só voltam para a panela no fim do preparo, junto com as ervilhas congeladas. Flores de erva-doce e coentro são opcionais, apesar de essenciais para deixar tudo mais charmoso e primaveril.
INGREDIENTES
- 1 ½ xícara (chá) de arroz para risoto
- 1 cenoura
- ½ abobrinha
- ½ pimentão amarelo
- ½ cebola
- ½ xícara (chá) de ervilha congelada
- ½ xícaras (chá) de vinho branco
- 1,250 litro de caldo de legumes
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- azeite a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- flores de erva-doce a gosto para servir
- flores de coentro a gosto para servir
- farofinha de pão a gosto para servir
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
- Faça o pré-preparo: descasque e corte a cenoura ao meio, no sentido da largura; passe uma das metades pela parte fina do ralador – ela vai dar mais cor ao risoto. Corte a outra metade da cenoura em cubos de 0,5 cm. Lave, seque, descarte as pontas e corte a abobrinha em cubos de 0,5 cm. Descarte as sementes e corte também o pimentão em cubos de 0,5 cm. Descasque e pique fino a cebola.
- Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
- Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a cenoura cortada em cubos e o pimentão, tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos até começar a dourar. Junte a abobrinha e mexa por 1 minuto. Transfira os legumes para uma tigela e reserve.
- Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola e a cenoura ralada, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 2 minutos.
- Adicione 1 colher (sopa) de azeite, junte o arroz e mexa bem por 1 minuto para envolver todos os grãos no azeite. Tempere com ½ colher (chá) de sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Regue com o vinho e mexa até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão de arroz deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
- Atenção: na última adição de caldo, misture a ervilha e os legumes reservados e deixe cozinhar por apenas 2 minutos. Não deixe o caldo secar completamente —- o risoto deve ficar bem úmido.
- Desligue o fogo e misture a manteiga e o queijo parmesão. Sirva a seguir com flores de erva-doce, flores de coentro, azeite e farofinha de pão.
Fonte: Panelinha