Reprodução/TV Subaé

Ruas alagadas, rio transborda e muros desabam: chuva faz transtornos em Feira de Santana, Jacobina e Ipiaú

Bahia

Uma forte chuva deixou diversas ruas alagadas nas cidades de Feira de Santana, Jacobina e Ipiaú. Na segunda maior da Bahia, o temporal começou na tarde de segunda-feira (2) e parou na manhã desta terça (3).

Na Rua Alto do Sucuri, no bairro Sim, foi registrado uma grande alagamento na manhã desta terça. Everaldo Santos é um dos moradores da localidade. Ele falou que a situação é recorrente.

‘Infelizmente a gente comprou esse terreno e não sabia que alagava. Hoje nós temos uma casa, mas sofremos com a situação”, disse o morador.

Além do Sim, os bairros do Sobradinho, Mangabeira e Avenida João Durval também registraram alagamentos. Ainda não há informações sobre prejuízos causados pela chuva na cidade.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de muitas nuvens e chuvas isoladas até sábado (7), em Feira de Santana. Na noite de quarta-feira (4), pode ter trovoadas na cidade.

Ruas e lojas alagadas em Jacobina

Em Jacobina, no norte da Bahia, a chuva intensa provocou a elevação do Rio do Ouro, que passa pelo município, e provocou vários transtornos para os moradores.

Segundo a Defesa Civil do município, foram registrados 120mm de chuva em 12 horas, entre 18h de segunda-feira e a madrugada desta terça. O volume é considerado alto para o período.

O órgão afirmou que recebeu acionamentos de casas alagadas, obstrução de vias, deslizamentos de terras em trechos da BR-324. A Defesa Civil atua no monitoramento de ocorrências mais graves.

De acordo com o Inmet, também há previsão de chuva no município até sábado (7).

Parte de muros desabam no sul

Na cidade de Ipiaú, no sul da Bahia, uma chuva rápida, na tarde de segunda-feira (2), deixou ruas alagadas. Os moradores ainda se recuperavam dos prejuízos causados pelos temporais de dezembro do ano passado.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura de Ipiaú, choveu cerca de 40 mm, em duas horas. Partes de dois muros, de duas casas, desabaram. Uma delas fica no bairro Euclides Neto.

A Secretaria de Assistência Social começou o monitoramento, mas ainda não registrou desabrigados. A cidade está em estado de alerta laranja e há risco de deslizamentos de terra, porque há previsão de chuva forte nesta terça.

Fonte: G1 Bahia