Dois ingredientes típicos da cozinha nacional, o quiabo e o feijão-fradinho unem forças para fazer desta salada um preparo nada convencional. O quiabo frito fica crocante e saboroso, cebola roxa e folhas de coentro refrescam a preparação. Que salada é essa, gente?
INGREDIENTES
- 400 g de quiabo
- 1 xícara (chá) de feijão-fradinho
- 1 cebola roxa
- 2 tomates maduros
- ⅓ de xícara (chá) de óleo
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- ¼ de xícara (chá) de azeite
- folhas de coentro a gosto
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Na panela de pressão, coloque o feijão-fradinho e cubra com água (não ultrapasse o volume máximo de 2/3 da panela). Tampe e leve ao fogo alto para cozinhar. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos.
- Desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para tirar a pressão. Espere todo o vapor sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Transfira o feijão para uma peneira e passe sob água fria para interromper o cozimento. Deixe escorrer bem a água.
- Enquanto isso, faça o pré-preparo: lave, seque bem com um pano de prato limpo e corte o quiabo em fatias de 1 cm, descartando as pontas; lave, seque e corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos; descasque e pique fino a cebola; lave, seque e pique fino as folhas de coentro.
- Forre uma travessa com papel toalha. Leve uma frigideira média com o óleo para aquecer em fogo médio. Adicione as fatias de quiabo em duas etapas e deixar fritar, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos, até ficar crocante. Com uma escumadeira transfira para a travessa forrada e repita com a outra metade.
- Numa tigela grande, misture o feijão-fradinho cozido com os quiabos fritos, o tomate e a cebola picados. Tempere com o vinagre, o azeite, sal e pimenta-do-reino e misture o coentro. Sirva a seguir ou deixe na geladeira até a hora de servir.
Fonte: Panelinha