- Dois sabores marcantes que se complementam: peixe e pimentão. Mas o que rouba a cena é a preparação simples dos dois ingredientes. E ainda por cima é super leve e o uso de azeite é opcional.
INGREDIENTES
- 2 tranches de salmão (ou 2 postas) sem pele (cerca de 250 g cada)
- 4 colheres (sopa) de sal
- 1 litro de água
- 1 pimentão amarelo
- 1 pimentão vermelho
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- folhas de manjericão , hortelã e endro a gosto
- azeite para finalizar
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
- Descasque, corte ao meio e fatie a cebola em meias luas médias. Descasque e pique fino o alho. Corte os pimentões ao meio, no sentido do comprimento; retire e despreze as sementes e o topo; no sentido do comprimento, corte em fatias de 1cm de largura.
- Numa tigela, misture a água e o sal. Junte as tranches de salmão e deixe de molho por 10 minutos, fora da geladeira – este soro minimiza o efeito branco da albumina no peixe cozido e tempera as tranches por igual.
- Enquanto isso, leve uma panela de ferro ou com fundo triplo ao fogo médio. Quando estiver bem quente, adicione os pimentões e a cebola, sem nenhum tipo de gordura, e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando, até murchar e chamuscar. Misture o alho, tempere com sal e mexa por apenas 1 minuto. Desligue o fogo e mantenha os legumes na panela enquanto prepara o vapor.
- Coloque um pouco de água numa panela média, cerca de 1/3 do volume, e leve ao fogo alto.
- Retire as tranches de salmão do soro, lave em água corrente e transfira para o cesto (ou peneira) de cozimento a vapor. Quando a água começar a ferver, diminua o fogo e encaixe o cesto com as tranches, tampe a panela e deixe cozinhar por 7 minutos.
- Transfira os peixes para os pratos e cubra com os pimentões chamuscados. Polvilhe com as ervas, regue com azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Sirva a seguir.
Fonte: Panelinha / Foto: Divulgação