Salustiano Ribeiro da Silva, filho do Sr. Manoel Ribeiro, de origem portuguesa, veio do Brasil em 1820 para residir e trabalhar na cidade de Ipirá, Estado da Bahia. Nasceu no dia 08/06/1860, em Ipirá.
Em 1880, ele se mudou para o povoado de Pedras, município de Baixa Grande. Em seguida, adquiriu terras na cidade de Mundo Novo, na fazenda Caboronga, conhecida como Jiribué, onde fixou residência definitiva. Ele casou-se com a Sr.ᵃ Elvira da Silva Leal e constituiu uma grande família, com sete filhos, sendo sete homens e oito mulheres.
Um exemplo de família reconhecida não só no município de Ipirá e Mundo Novo, como também em todas as regiões circunvizinhas pela sua dignidade, seriedade, trabalho e honestidade, ao ponto de ter reconhecimento pelas suas virtudes através do Governo do Estado da Bahia, à época, designando o Sr. Salustiano Ribeiro da Silva como Capitão do 290º batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, conforme decreto estadual do mês de setembro de 1904.
A família Ribeiro com uma história de mais de 130 anos ficou conhecida até a data de hoje pelo desenvolvimento e crescimento naquela época, contribuindo com o progresso de Mundo Novo em suas atividades nos setores da agricultura e pecuária, com políticas de geração de emprego e renda, empregando muitos trabalhadores nas lavouras de café, milho, feijão, mandioca e outras atividades afins.
Foto: Reprodução/Arquivo família Ribeiro