Quinta-Feira, 30/05/2024 – 20h20
Por Redação
A secretária executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, anunciou sua saída da pasta para disputar as eleições municipais de outubro. A decisão foi comunicada em um comunicado enviado à sua equipe na quarta-feira (29). As informações são Agência Brasil.
Izolda, que é ex-governadora do Ceará, deverá concorrer ao cargo de prefeita em Fortaleza ou Sobral (CE). Sua saída ocorre próximo ao prazo legal para a desincompatibilização de cargos de confiança, que é de quatro meses antes das eleições, marcadas para 6 de outubro, com possível segundo turno em 27 de outubro em cidades com mais de 200 mil habitantes.
No comunicado, Cela informou que não retornará ao trabalho após o feriado de Corpus Christi, na segunda-feira (2), e elogiou o trabalho do ministro da Educação, Camilo Santana. Ela ressaltou que as definições relacionadas à sua candidatura estão nas mãos de Deus.
Ex-secretária de Educação do Ceará, Izolda Cela é reconhecida por sua gestão, que contribuiu para o bom desempenho do estado em métricas educacionais nos últimos anos. Anteriormente cotada para assumir o próprio ministério, ela optou por seguir rumos políticos diferentes após se filiar ao PSB em fevereiro deste ano, movimento alinhado ao senador Cid Gomes, seu aliado político.
A decisão de Izolda Cela de deixar o PDT e ingressar no PSB seguiu um movimento político liderado por Cid Gomes, que mudou de partido após desavenças com seu irmão, Ciro Gomes, ex-candidato à Presidência. A disputa interna entre os irmãos envolveu a candidatura de Izolda à reeleição como governadora do Ceará em 2022, apoiada por Cid, mas vetada por Ciro devido a divergências políticas.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil