O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta 4ª feira (11.jan), para manter o afastamento de cargo do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Em plenário virtual, os ministros também confirmaram a prisão do ex-ministro e ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres e do ex-comandante da PM do DF Fábio Augusto Vieira.
A decisão de afastar Ibaneis da função pública pelo prazo de 90 dias é de autoria do ministro Alexandre de Moraes e foi publicada no último domingo, dia 8 de janeiro, horas depois de golpistas invadirem e depredarem as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ibaneis é acusado de omitir e falhar com a segurança da capital federal, permitindo a atuação dos criminosos na depredação dos prédios.
O julgamento ocorre em sessão virtual extraordinária e tem duração de 24 horas. Com isso, os ministros terão até 23h59 de hoje para depositarem, sem debate, os votos no sistema eletrônico. Até o momento, seguiram o voto do relator, Alexandre de Moraes, a favor do afastamento, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso.
Fonte: SBT News