Thiago Monteiro ameaça reação, mas é eliminado por Báez nas quartas de final do Rio Open

Brasil esportes Mundo

Matheus Castro, do Rio de Janeiro (RJ) – Sábado, 24 de fevereiro de 2024

Abrindo a sexta-feira (23) na quadra Gustavo Kuerten, a principal do Rio Open, o brasileiro Thiago Monteiro enfrentou o argentino Sebastian Báez e acabou derrotado por 2 sets a 1 em mais de duas horas de partida.

Com as arquibancadas sendo preenchidas conforme o jogo ocorria, a torcida brasileira era a maioria esmagadora e fez de tudo para incentivar o cearense de 29 anos e número 117 do ranking da ATP.

Mesmo assim, o hermano de 23 anos e número 30 do mundo conseguiu frear uma reação impressionante do brasileiro e levou a melhor, se classificando para a semifinal da 9ª edição do maior torneio de tênis masculino da América Latina, que comemora 10 anos em 2024.

A partida começou bem equilibrada com os dois tenistas confirmando seus respectivos serviços. O dia estava bem nublado, mas muito abafado, com a temperatura por volta de 30º C, mas com sensação térmica de uns 40º C.

Monteiro estava bem e chegou a ter dois break points no 1 a 2, mas o argentino conseguiu confirmar o serviço após quatro igualdades. No game seguinte, o brasileiro entrou desligado e teve o saque quebrado. Então, Báez soube controlar o jogo e fechou o set com 6 a 4.

Na 2ª parcial, Thiago voltou com outra postura e conseguiu quebrar o nº 30 do ranking duas vezes seguidas, abrindo 5 a 0. Báez aparentava sofrer com algum desgaste físico e tentava ao máximo encurtar os pontos, arriscando com saque e voleio diversas vezes. A estratégia não funcionou, e Monteiro empatou o jogo com 6 a 1 no 2º set.

No set decisivo, o brasileiro até começou quebrando o saque do argentino, mas Báez reagiu na parcial, devolveu a quebra e equilibrou novamente o jogo. Monteiro acabou quebrado novamente no 6º da parcial e não conseguiu reagir. 6 a 2 para o hermano para frustração do público carioca.

Com a vitória, Sebastian Báez agora enfrenta o compatriota Francisco Cerundolo, que superou Dusan Lajovic também em 3 sets. A partida está prevista para este sábado (23).

Com a derrota, o número 2 do Brasil de simples no masculino iguala sua melhor campanha da carreira no Rio Open. Thiago Monteiro também parou nas quartas de final em 2017, quando foi superado por Casper Ruud.

O brasileiro segue com apenas duas semifinais da ATP na carreira, em Quito em 2018 e Melbourne-1 em 2021. Foi nesse torneio australiano que o Brasil teve um semifinalista no circuito da ATP pela última vez.

Fonte: ESPN Esporte / Thiago Monteiro, tenista brasileiro, lamenta um ponto perdido contra o argentino Sebastian Báez nas quartas de final do Rio Open 2024. ©Fotojump

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *