Tortilha de milho prática

gastronomia

A happy hour vai ter sotaque mexicano com esta tortilha de milho. Além de deliciosa, essa versão é mais prática porque é preparada com farinha de milho pré-cozida. Ela entrega tudo como acompanhamento de carnes desfiadas e pastinhas.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz pré-cozida
  • 1 ½ colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • farinha de trigo para polvilhar

MODO DE PREPARO

  1. Numa tigela grande, misture as farinhas com o sal e o fermento. Abra um buraco no centro, regue com toda a água e vá misturando com a mão para incorporar a farinha. Mexa até formar uma massa que desgrude da mão. 
  2. Adicione o óleo e sove: aperte e amasse a bola dentro da tigela por cerca de 5 minutos, até que a massa fique lisa e macia — a farinha de milho tem floquinhos mais grossos que dão textura à massa e não se dissolvem, é assim mesmo.
  3. Modele a massa numa bola e embale com filme (ou num saco próprio para alimento). Deixe descansar por 10 minutos — esse descanso relaxa o glúten, e fica mais fácil para abrir as tortilhas.
  4. Modele novamente a massa num rolo (de cerca de 40 cm de comprimento) e, com a espátula de padeiro (ou com uma faca), divida em 16 porções. Enrole cada pedaço numa bolinha. Com o rolo de macarrão, abra cada bolinha num disco fino, de cerca de 13 cm — caso a massa comece a grudar na bancada ou no rolo, polvilhe um pouco de farinha de trigo, mas é bem pouco mesmo.
  5. Leve uma frigideira de ferro para aquecer em fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque um disco de massa e deixe a tortilha assar por cerca de 30 segundos, ou até subirem pequenas bolhas na superfície. Com uma espátula, vire a tortilha e deixe dourar por mais 20 segundos — a tortilha ganha um tom mais amarelado e fica com pontinhos chamuscados.
  6. Transfira a tortilha para um prato e cubra com um pano — assim ela permanece morna e fica mais maleável para servir. Repita o processo com os outros discos e sirva a seguir.

OBS.: caso você tenha prática na cozinha, pode agilizar o processo e abrir um disco de massa enquanto uma tortilha estiver na frigideira. 

DICA

Se você não tiver uma frigideira de ferro (ou chapa), use uma frigideira antiaderente, mas prepare as tortilhas em fogo médio para não danificar o revestimento antiaderente.  

Fonte: Panelinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *