SERGEI SUPINSKY/AFP

Ucrânia registra 8.490 mortes de civis durante a guerra

Mundo

Índice calcula óbitos registrados desde o início da guerra da Ucrânia contra a Rússia. ONU estima outras milhares de mortes não notificadas

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 8.490 civis tenham sido mortos durante a guerra entre a Rússia e Ucrânia, que completou um ano em fevereiro. Segundo o boletim mais recente, divulgado nessa segunda-feira (10/4), o Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos registrou 2.734 vítimas civis no país – o dado inclui, além dos mortos, outros 14.244 feridos.

A agência da ONU “acredita que os números reais são consideravelmente maiores, já que o envio de informações em zonas de batalha está comprometido pelas intensas hostilidades militares, e muitos relatórios ainda estão não foram compliados”, diz o relatório.

Entre as regiões cujos registros são prejudicados estão Mariupol (região de Donetsk), Lysychansk, Popasna e Sievierodonetsk (região de Luhansk), onde há suspeita de numerosas vítimas civis.

Em uma mensagem de Páscoa, divulgada aos cidadãos ucranianos no domingo (9/4), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o “mal perderá” e que é necessário ter fé, “acreditar”.

“Todo feriado cristão nos ensina que podemos não saber como, mas devemos ter certeza de que o mal perderá. Temos que acreditar. E nós acreditamos”, escreveu em sua rede social. “Devemos aproximar a derrota do mal. E estamos trazendo isso para mais perto. Que as orações sinceras pela paz sejam ouvidas”, completou.

Zelensky também citou o caso de uma família atingida em Zaporizhzhia, cidade na região sudeste da Ucrânia. As vítimas foram um pai, de 50 anos, e a filha dele, de 11 anos. A criança chegou a ser colocada em uma ambulância, mas morreu antes de chegar ao hospital.

Segundo o prefeito Anatoliy Kurtiev, a mãe da menina foi retirada dos escombros e resgatada com vida.

Fonte: Metrópoles