Vilma Neres é a homenageada desta semana no quadro ” Personalidade da Semana”

Bahia cidades Ipirá Personalidade da Semana

Vilma Neres, nasceu em Ipirá, em 1984.

” Eu sou um mulher negra e nordestina, filha de uma dona de casa que por muito anos trabalhou como empregada doméstica, e de um servente aposentado.

Tanto mainha quanto pai não tiveram a oportunidade de estudar e juntos tiveram quatro filhas e um filho. Nasci no interior da Bahia, em Ipirá, mas cresci entre Salvador e o Viralejo de Olhos d´Àgua, zona rural de Feira de Santana. Entre 2009 e 2017 morei nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e do Espírito Santo. E, atualmente, moro no complexo do Beirú, região popular da capital baiana.

Entre 2001 e 2005, participei do ”Jornal do Beirú”, que foi um projeto de jornalismo comunitário idealizado pela jornalista, fotógrafa e professora doutora, Márcia Guena. Durante a realização desse projeto, eu pude exercitar a escrita de textos, diagramar e praticar fotografia com uma Nikon FM 10.

O que me influenciou diretamente na escolha de fazer um curso básico de fotografia, em 2004.”

Fotógrafa, produtora audiovisual e pesquisadora, Vilma tem como uma de suas pesquisas o levantamento de fotógrafas e fotógrafos negros.

Produziu e foi produtora do filme infantil Nana & Nilo e o tempo de brincar, realizado no Edital Curta Afirmativo com o apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Na empreitada antirracista, escreve em seu blogue pessoal Colcha de Retalhos, onde divulga sua produção, publicando também alguns textos com análises de imagens e compartilhando também textos de suas parcerias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *