6 alimentos que podem te ajudar a cuidar da saúde mental

saúde

Nutrólogo explica como certos alimentos e nutrientes podem te ajudar com a ansiedade e a melhorar a saúde mental

A saúde mental e a alimentação estão muito ligadas. E para cuidar do psicológico, a dica de ouro é o equilíbrio. Ou seja, nada de dietas restritivas, mas também não dá para simplesmente comer tudo o que se tem vontade. Qualquer um desses dois extremos pode até agravar condições psicológicas, como a ansiedade.

O ideal é escolher alimentos variados, sem abusar das calorias, mas que também sejam gostosos e tragam benefícios para a saúde do corpo e mental. Mas como fazer isso? Para ajudar, o nutrólogo Dr. Fernando Cerqueira separou boas opções para incluir na dieta e cuidar da saúde mental. Confira!

Cogumelos

O tipo de cogumelo vai variar de acordo com sua preferência: pode ser shitake, champignon, ou qualquer outro cogumelo comestível. Segundo o nutrólogo, todos eles têm o aminoácido ergotioneína, um antioxidante que pode proteger as células e os tecidos do corpo contra danos relacionados à saúde mental.

Brócolis

A maioria das pessoas reclamaram de ter que comer esse alimento quando crianças, mas os seus familiares estavam certos nesse sentido. Além de benéfico para a saúde mental, o brócolis fortalece a imunidade, previne doenças cardíacas e tem propriedades antioxidantes.

Couve

 couve é outro alimento que, além de bom para a saúde mental, por fazer parte de uma dieta balanceada, ainda tem várias outras vantagens. “A folha ajuda a desintoxicar o organismo, regular o intestino e a saúde dos ossos”, diz Dr. Fernando.

Espinafre

De acordo com o especialista, o espinafre também é uma boa ideia nessa dieta a favor da saúde mental. “O vegetal é rico em ácidos graxos essenciais, que atuam na formação das células e nos processos metabólicos”, afirma.

Escarola

Outra forma de enriquecer a salada com nutrientes funcionais e importantes para a saúde mental é a escarola. “Cheio de fibras, o ingrediente melhora a absorção de nutrientes e possui ação anti-inflamatória”, explica o nutrólogo.

Feijão

Claro que esse alimento tão típico do prato brasileiro não poderia ficar de fora. Segundo o Dr. Fernando, ele é fonte de selênio, que contribui com a redução do estresse. Assim, também é um grande aliado da saúde mental!

Vale lembrar que, além da alimentação, outros hábitos saudáveis são essenciais para cuidar da mente. Dessa forma, juntamente com a sua dieta equilibrada, é interessante praticar exercícios, evitar bebidas alcoólicas em excesso e o tabaco, entre outros hábitos que melhorem a sua qualidade de vida.

Fonte: Saúde em dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *