Inspirada na clássica receita russa, nesta versão de estrogonofe o creme é servido à parte. Além disso, é creme azedo. É um prato com muitas nuances de sabor: tem o picante da mostarda, o adocicado da páprica, o sabor do conhaque e, claro, a acidez do creme e do pepino em conserva.
PARA O ESTROGONOFE
INGREDIENTES
- 600 g de coxão mole
- 2 ½ xícaras (chá) de caldo de carne caseiro
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- azeite a gosto
- 1 ½ colher (chá) de páprica doce
- 1 colher (chá) de sementes de mostarda
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- endro (dill) a gosto para servir
- pepinos em conserva a gosto para servir
MODO DE PREPARO
- Corte o coxão mole em cubos de 1,5 cm, transfira para uma tigela, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto separa o restante dos ingredientes — se ela estiver gelada na hora de ir para a panela, vai cozinhar em vez de dourar.
- No pilão, bata as sementes de mostarda apenas para quebrar.
- Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure os cubos de carne em etapas, sem amontoar, por cerca de 3 minutos. Transfira a carne dourada para uma tigela e repita com o restante da carne, regando a panela com um fio de azeite a cada leva.
- Abaixe o fogo e adicione a manteiga. Quando derreter, misture a farinha por 1 minuto até formar uma pasta. Acrescente a páprica e as sementes de mostarda e misture bem. Volte a carne dourada para a panela (com o caldinho que se formou na tigela), junte o conhaque e mexa bem para evaporar o álcool.
- Adicione o caldo de carne aos poucos, raspando o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos — eles são essenciais para dar sabor ao preparo.
- Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, contados após a fervura. Mexa de vez em quando, até que a carne esteja macia e o molho tenha engrossado levemente. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva a seguir com o creme azedo, endro, pepino em conserva e batatas fritas.
PARA O CREME AZEDO
INGREDIENTES
- ½ xícara (chá) de creme de leite fresco gelado
- 1 ½ colher (chá) de caldo de limão coado
- 1 pitada de sal
FAVORITAR
MODO DE PREPARO
Prepare o creme azedo apenas na hora de servir: numa tigela média, coloque todos os ingredientes e bata com um batedor de arame até ficar cremoso, como um chantilly.
COM FILÉ MIGNON
Se você quiser preparar o estrogonofe com filé mignon, utilize 1 ¼ de xícara (chá) de caldo de carne caseiro e no passo 6 deixe a carne cozinhar por apenas 6 minutos após ferver — se o filé mignon cozinhar demais pode ficar duro.
PODE CONGELAR
O estrogonofe pode ser congelado (sem o creme azedo) por até 3 meses.
Para descongelar: a porção de estrogonofe vai do congelador direto para o micro-ondas por cerca de 3 minutos ou direto para a panela em fogo baixo, com tampa, por cerca de 12 minutos.
Fonte: Panelinha