Prefeito Marcelo Angênica assegura oferta de mais 600 vagas para crianças de 0 a 5 anos com a construção de 3 novas Creches Escolas em Itamaraju.
A moderna Creche Pró-Infância em construção no bairro Itatiaia pela Prefeitura de Itamaraju, é projeto piloto de outras duas unidades em construção no bairro Pôr do Sol e no bairro Várzea Alegre. Cada nova Creche ofertará vagas para crianças em dois turnos (manhã e tarde), ou até 200 crianças em período integral, em uma estrutura composta por 5 salas e outras 3 salas especiais, berçário, sala de amamentação, sala de atividades, pátio de recreação, refeitório, além de climatização e de banheiros totalmente adaptados.
A Creche Pró-Infância no bairro Itatiaia, na zona leste da cidade, irá atender também a demanda das famílias dos bairros Furlan, Liberdade, Nova Liberdade, Italage, Urbis II e Urbis III. Já a Creche Pró-Infância do bairro Pôr do Sol, na zona oeste de Itamaraju, acolherá também crianças das famílias dos bairros vizinhos do São Domingos, Cristo Redentor e Ana Margarida. Já a Creche Escola que está sendo construída no bairro Várzea Alegre, atenderá ainda crianças dos bairros vizinhos do Corujão e São Bernardo.
As obras da construção da Creche Escola do bairro Várzea Alegre, estão ocorrendo no local do antigo prédio da Escola Municipal João Paulo II. A unidade segue com as obras em ritmo acelerado e, após o levantamento das paredes sobre a estrutura, a obra já vem ganhando a cobertura. A obra é fruto dos recursos próprios do município de Itamaraju, cuja unidade atenderá cerca de 200 crianças de 0 a 5 anos de idade.
O edifício será térreo, com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros preceitos. A creche atenderá os padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como as exigências de sustentabilidade, com critérios adequados à idade e atendendo princípios de segurança alimentar. Cada estrutura está sendo projetada com base nas necessidades para o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social das crianças.
O prefeito Marcelo Angênica (PSDB) mais uma vez reafirmou que a Creche Escola do bairro Várzea Alegre está sendo erguida 100% com recursos próprios do município de Itamaraju e trata-se de um antigo sonho da comunidade local que agora está se tornando realidade. “É mais uma obra de infraestrutura moderna em nossa cidade, com capacidade para atender duas centenas de crianças todos os dias, que trará ainda mais benefícios e garantindo às crianças do município, o acesso à educação de predicado e a construção das três novas Creches Escolas vão sanar neste primeiro momento o déficit da educação infantil em Itamaraju”, disse o prefeito.
E acrescentou Marcelo Angênica: “A creche é a primeira etapa da Educação Básica (Educação Infantil) que se caracteriza como uma instituição de ensino (público ou privado) que educa e cuida de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. A creche é uma das prioridades no processo educacional do nosso governo. Para ampliar a oferta de vagas em creches e pré-escolas do município, começamos ainda no nosso primeiro mandato a reestruturação da rede municipal com construção de novas creches em parceria com o Ministério da Educação, mas a maioria delas implantadas com recursos próprios”, salientou o prefeito Marcelo Angênica.
Desde o início do primeiro mandato do prefeito Marcelo Angênica que o Governo Municipal vem construindo creches, além de ter reformado e ampliado as que já existiam no município, dobrando a capacidade de atendimento, aumentando as vagas em mais de 100%. Todas as três unidades atualmente em construção na cidade de Itamaraju, seguem os padrões da Creche Pré-Escola do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e possui área construída de aproximadamente 1.600 metros quadrados. Serão 8 salas (de aula e berçário) para atender 200 crianças, com idade até cinco anos.
Fonte: Teixeira news