A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta quarta-feira (31), o uso emergencial da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, contra o novo coronavírus. É a primeira em dose única aprovada para uso no Brasil.
Até às 15h15, três membros da Diretoria da agência se manifestaram a favor do imunizante, garantindo aprovação do uso emergencial. A eficácia global do imunizante é de 66%, e 82% no grupo de pessoas com mais de 65 anos. A resposta do corpo para ficar protegido contra o coronavírus leva 14 dias após a aplicação.
A entrega de 38 milhões de doses do imunizante, que faz parte do Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, deve começar em julho – até setembro, devem ser entregues 16,9 milhões de doses; depois, de outubro a dezembro, são esperadas mais 21,1 milhões de doses.
Participam da reunião: Antonio Barra Torres (diretor-presidente); Meiruze Sousa Freitas (diretora); Cristiane Rose Jourdan Gomes (diretora); Alex Machado Campos (diretor); Rômison Rodrigues Mota (diretor); Lilian Peres Pimentel (secretária-geral); Fabricio Oliveira Braga (procurador-chefe); Daniela Hoffmann Lobato C.Lopes (ouvidora).
A Janssen havia solicitado o uso de seu imunizante contra a Covid-19 no Brasil na quarta-feira (24).
Fonte:Bnews